A consequência mais severa para o Querétaro em relação a batalha campal que foi protagonizada em seu estádio no último sábado (5), durante partida do Campeonato Mexicano frente ao Atlas, pode ser a desfiliação dos Gallos Blancos por parte da Liga MX.
Leia mais: Gerrard explica como Philippe Coutinho foi ‘responsável’ por sua aposentadoria
Imagem forte! Jogador do Peñarol mostra rosto depois sofrer fratura em campo
O grau da punição foi, inclusive, comentado pelo presidente da entidade responsável por gerir a competição, Mike Arriola, alertando para o fato de que o histórico de problemas em relação ao controle dos torcedores pode, naturalmente, agravar a avaliação feita sobre o tema.
A citação de Arriola tem relação direta com o Querétaro já que, em 2017, também durante confronto da Liga MX, torcedores do clube e do Atlético San Luis se degladiaram no Estádio Alfonso Lastras Ramírez.
Na época, o duelo que estava 2 a 0 favorável aos visitantes foi suspenso já aos 40 minutos da etapa complementar diante da invasão de gramado ocorrida por milhares de torcedores entre protagonistas da briga e outros que tentavam escapar dos focos de confusão.
“Sem dúvida (pode acontecer a desfiliação). Isso tem que chegar nessa instância. Os clubes são responsáveis pela relação com as torcidas. E, se estas torcidas vão além dos acordos que tem com os clubes, existindo já antecedentes, isso agrava a responsabilidade dos envolvidos. Não estamos analisando somente o status do próprio estádio. É preciso avaliar a relação que tem o clube com a Liga e com os seus grupos de animação”, detalhou o mandatário da Liga MX.