*Por Mônica Alvernaz
Já sem chances de classificação, o Atlético Nacional recebeu o Barcelona de Guayaquil no Estádio Atanasio Girardot pela última rodada do grupo 1. Apesar de eliminada, a equipe colombiana foi superior e levou a melhor na partida, vencendo por 3 a 1.
Primeiro Tempo
Em busca da vitória, para tentar garantir a primeira classificação do grupo, o Barcelona partiu pra cima e abriu o placar nos primeiros minutos de jogo. Após recuo de bola de Nájera para Armani, Ayoví pressionou e levou a melhor, mandando a bola para o fundo das redes do goleiro do Altético, fazendo 1 a 0 no placar.
O Atlético tentou responder logo, mas o empate da equipe da casa chegou quase aos 20 apenas. Moreno entrou na área e foi derrubado por Arregada. Ele mesmo cobrou pra deixar o placar 1 a 1 no Atanasio Girardot. Após o empate, o Atlético Nacional conseguiu levar mais perigo ao ataque e acabou virando o placar.
Ibargüen cruzou rasteiro na área e antes que Dayro Moreno pudesse concluir, Arreaga acabou jogando contra o patrimônio e marcando contra, deixando 2 a 1 para o Atlético Nacional. Arreaga ainda tentou se redimir em chegada perigosa ao ataque, mas a bola acabou saindo rente à trave do goleiro Armani.
Os últimos minutos de primeiro tempo foram todos da equipe do Atlético Nacional, mas nas jogadas mais perigosas, o goleiro Banguera fez seu nome e evitou o terceiro da equipe mandante, deixando o placar em 2 a 1 na primeira etapa.
Segundo Tempo
Apesar de já garantido na segunda fase, o Barcelona de Guayaquil voltou com a pressão de não poder tomar mais gols, pois, do contrário, perderia o primeiro lugar para o Botafogo. Mas foi o Atlético Nacional que manteve a pegada do primeiro tempo.
Logo nos primeiros minutos, uma chegada de perigo da equipe colombiana. Em chute de Moreno, o goleiro Banguera espalmou para o lado e evitou o empate do Atlético Nacional. Além de aumentar a ofensividade, a equipe da casa melhorou a marcação e dificultava a chegada do Barcelona de Guayaquil.
De tanto insistir a ida ao ataque, o Atlético Nacional chegou ao terceiro gol na partida e, novamente, com gol contra. Em cruzamento de Ibargüen na área, o zagueiro Aimar tentou cortar e a bola acabou morrendo no fundo das redes, deixando 3 a 1 no placar para a equipe colombiana.
Com a vantagem no placar, o Atlético Nacional diminuiu o ritmo nos últimos minutos de partida, enquanto o Barcelona tenta diminuir o prejuízo e voltar a ponta do grupo 1. Apesar do esforço, a equipe equatoriana não conseguiu e o jogo terminou 3 a 1.
Com o resultado, o Barcelona de Gayaquil termina a fase de grupos com 10 pontos e em segundo lugar no grupo, devido ao saldo de gols. Já o Atlético Nacional fecha sua participação com 6 pontos somados, na última colocação do grupo 1 da Libertadores.
Estudiantes x Botafogo
Já classificado, o Botafogo foi a Argentina para tentar garantir o primeiro lugar do grupo. Apesar de ter saído derrotado, mantendo os 10 pontos, a equipe brasileira terminou em primeiro, pois foi superior no saldo de gols. Já o Estudiantes, que chegou a 9 pontos com a vitória, ficou em terceiro lugar, de fora da Libertadores, mas garantido na Copa Sul-Americana.