Recebendo o Sporting Cristal no Monumental Isidro Romero pela segunda fase da Pré-Libertadores, o Barcelona de Guayaquil não apenas venceu como convenceu e muito ao seu torcedor ao aplicar uma autoritária goleada por 4 a 0.
Leia mais: Atletas da MLS conseguem acordo inédito para melhorar remuneração
Artilheiro da Copa São Paulo de 2020 é negociado com o futebol europeu
Primeiro tempo
Com menos de 15 minutos de jogo, o clima e a intensidade aplicados pelo Barcelona de Guayaquil deixaram o time peruano em tamanho “sufoco” que rapidamente os anfitriões conseguiram abrir uma interessante vantagem.
Aos cinco, o cruzamento de Leandro Martínez feito rasteiro com força e em diagonal para a grande área do Cristal chegou nos pés de Fidel Martínez que tocou pro fundo das redes para explosão do torcedor do Ídolo no Equador.
Oito minutos depois, a cobrança de escanteio vindo do lado direito do ataque foi cabeceado com violência por Gabriel Marques e estufou as redes do arqueiro Patricio Álvarez.
O restante da etapa inicial foi constituído por, basicamente a consolidação da superioridade técnica já latente nos primeiros minutos além de, através da marcação compacta, não dar qualquer oportunidade para os Cerveceros sequer ameaçarem a meta defendida por Javier Burrai.
Segundo tempo
Ao invés de apresentar uma até compreensível redução do ritmo de jogo mediante a larga vantagem, o time de Guayaquil se manteve no início aplicando a sua estratégia de marcação alta e dando poucos espaços de trabalho de bola ao adversário.
O resultado dessa manutenção veio quando Fidel Martínez, praticamente no bico da pequena área, encheu o pé no rebote da defesa de Álvarez para fazer o terceiro do Barce aos cinco minutos.
De maneira gradativa, o Sporting Cristal parecia minimamente conseguir reter a bola no plano ofensivo e alimentar a chance de fazer um gol como visitante que minimizaria o prejuízo. Todavia, quem voltou as redes para fechar a contagem foram os Toreros. Em cobrança de pênalti já aos 37, o uruguaio Jonatan Alvez colocou bola de um lado, goleiro do outro e sacramentou a goleada.