Pela partida de volta da 2ª fase da Pré-Libertadores, no estádio Nacional de Lima, no Peru, o Barcelona-EQU voltou a vencer o Universitário pelo placar de 1 a 0, e desta vez fora de casa. O gol da vitória dos equatorianos foi marcado por Martínez, aos 21 minutos da etapa complementar. Vale ressaltar que o Toreros jogou com dez jogadores desde os 24 minutos do primeiro tempo, mas conseguiu segurar a pressão dos Cremas e avançar na competição sul-americana. Na próxima fase, o adversário dos equatorianos é o América-MG. Quem passar desse confronto vai para fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2022.
Católica faz ótimo 1º tempo, vence Bolívar e avança da Libertadores
O jogo
PRIMEIRO TEMPO
Com a necessidade de marcar pelo menos dois para levar o jogo para os pênaltis, o Universitário foi com tudo para cima do Barcelona-EQU. O time do Los Cremas pressionou bastante e só não abriu o marcador na etapa inicial por falta de sorte e do goleiro Burrai, do time equatoriano, que fez boas defesas. Apesar da boa vantagem construída na partida de ida, a situação dos Toreros ficou bem difícil depois que Lucas Sosa foi expulso, aos 24 minutos do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa complementar, o Universitário continuou exercendo grande pressão na defesa do Barcelona-EQU, que faz o possível para evitar o gol dos peruanos. O goleiro Burrai continuou sendo o principal personagem da partida fazendo boas defesas e ajudando a segurar o 0 a 0. O gol do Los Cremas parecia cada vez mais maduro, só que no contra-ataque a equipe do Torero foi lá e abriu o placar. Aos 21 minutos, Martínez, atacante do Barcelona-EQU, aproveitou bobeada da defesa do Universitário, partiu para cima, cortou para dentro e bateu rasteiro da entrada da área para fazer: 1 a 0. Com o gol sofrido, os peruanos morreram no jogo. Os equatorianos aproveitaram o momento de fragilidade dos donos da casa e criaram várias oportunidades para ampliar, mas o resultado acabou mesmo 1 a 0 Barcelona-EQU, que agora pega o América-MG na 3ª fase da Pré-Libertadores.