*Denis Santos
No estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil, o Barcelona não teve dificuldade para vencer o Progreso por 3 a 1 e está classificado para 2ª fase da Conmebol Libertadores.
Leia Mais: Guaraní-PAR goleia o San José e enfrenta o Corinthians na 2ª Fase da Pré-Libertadores
Empresário de Aránguiz fala que jogador deve ficar na Alemanha
O Barcelona agora enfrenta na próxima fase o Sporting Cristal do Peru. O jogo de ida está marcado para o dia 06 de fevereiro, em Guayaquil. A volta acontece no dia 13 de fevereiro, no estádio Alejandro Villanueva, no Peru.
O jogo
Atrás no placar agregado, o Progreso não se intimidou e começou o jogo mais insinuante em busca do resultado.
Mas logo o Barcelona fez valer a sua superioridade técnica e, aos 13 minutos, Damían Diaz bateu falta e abriu o marcador, 1 a 0.
Os Toureiros não quiseram nem saber de administrar e por pouco não ampliaram aos 21 minutos, mas Fidel Martinez desperdiçou.
Os uruguaios até tentavam ir em busca do empate, mas a falta de qualidade nas finalizações não deixa que o placar fosse alterado.
Enquanto isso, o Barcelona aproveitava os espaços deixados pelo time do Progreso para contra-atacar. Porém, os equatorianos também pecavam na hora das finalizações.
Diferente do final do primeiro tempo, o segundo tempo começou o Progreso quase abrindo o placar em belíssimo chute de fora da área de Peraza.
Mas se no chute de fora da área a bola não entrou, no lance seguinte o Progreso conseguiu o empate. Após tabela pelo lado direito, Peraza cruzou e Rosso completou para o gol, 1 a 1.
Só que os uruguaios não puderam nem curtir o gol. Leandro Martinez cruzou rasteiro, Damian Diaz errou o chute, mas a bola sobrou para Fidel Martinez que pegou de primeira e fez um golaço, 2 a 1.
O segundo gol dos Toureiros desanimou a equipe do Progreso, mas não diminuiu o ímpeto dos equatorianos que foram em busca do terceiro.
E o gol saiu aos 28 minutos. Após bela trama, Leandro Martinez rolou para Velasco bater no cantinho, sem chances para o goleiro Perez.
O Barcelona ainda teve outras oportunidades para ampliar ainda mais o marcador, mas o ataque não aproveitou e placar ficou no 3 a 1.