Paulo Autuori enfim foi apresentado como novo técnico do Atlético Nacional. Em sua primeira coletiva, o brasileiro fez questão de enaltecer os colombianos, principalmente o povo de Medellín, que deu um belo exemplo ao mundo após o acidente com o vôo da Chapeoense, em novembro de 2016, que vitimou 71 pessoas.
Leia Mais: Conheça Fernando Ovelar, o menino de 14 anos que brilhou no clássico paraguaio
Oriente Petrolero tem uma semana agitada com posse de novo presidente
Ao lado do presidente do clube, Juan David Pérez, e de seu auxiliar técnico, Alexandre Veiga, Autuori concedeu uma longa entrevista coletiva e, antes mesmo de falar sobre esse novo desafio que terá na carreira, lembrou um nobre gesto que ficará marcado para sempre na memória de todos.
“Como brasileiro, agradeci a todo o povo colombiano e, em especial, a toda a gente de Medellín, pela maneira como se comportou naquele trágico momento com a Chapecoense. Foi um lindo gesto de solidariedade e generosidade, um grande exemplo. Pra nós, marcou demais. Presto minha reverência a todos eles, que fizeram aquela grande homenagem”, declarou o treinador.
Autuori, que assinou contrato de dois anos, espera repetir o bom trabalho que já tinha realizado em um outro país sul-americano. No Peru, em 2001, ele dirigiu o Alianza Lima e, em 2002, o Sporting Cristal, levando os dois clubes ao título nacional. Trabalhos, inclusive, que o credenciaram a comandar a seleção peruana de 2003 a 2005.
“Acredito muito no projeto que me foi apresentado. Pra mim, não basta apenas treinar, jogar e tentar ganhar. Hoje em dia, isso é muito pouco. Na minha carreira, sempre busquei me aprofundar e buscar uma verticalidade no futebol, de padronizar um método de trabalho das categorias de base ao profissional. Foi o que me fez aceitar com muito orgulho esse convite. E o Atlético Nacional é uma instituição que dá excelentes condições para os profissionais realizarem um trabalho de alto nível”, disse Autuori.
A estreia de Autuori à frente da equipe será no domingo, contra o Leones, lanterna do Campeonato Colombiano. Após 18 rodadas, o Atlético Nacional está em sétimo lugar, com 29 pontos (oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas) e precisa da vitória para garantir uma vaga nos playoffs do torneio.