Na base da insistência, o Aucas largou na frente contra o Guayaquil City por uma vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana ao vencer por 2 a 1 atuando no estádio Chillogallo. Agora, qualquer empate serve ao Papá enquanto, do lado do City, somente vencer interessa para seguir adiante no segundo torneio mais importante do continente sul-americano.
Leia mais: Time de meia brasileiro vence “decisão” e segue entre os primeiros na Arábia Saudita
Técnico do San Lorenzo comenta nova briga com Ángel Romero
Primeiro tempo
O equilíbrio foi uma marca da etapa inicial no confronto onde os visitantes até pareciam mais confortáveis, mas logo a equipe de Quito conseguiu igualar na base da movimentação ofensiva. Com direito, aliás, a aposta nas batidas de média distância onde o goleiro Gonzalo Valle precisou trabalhar consideravelmente.
Dentro desse ambiente de paridade, um erro na defesa cometida pelo Aucas acabou sendo determinante para a abertura do marcador em grande estilo.
Retomando a posse ainda na intermediária ofensiva aos 22 minutos, Miguel Parrales notou o posicionamento adiantado do goleiro Damián Frascarelli e bateu com muita categoria na bola, encobrindo o arqueiro adversário.
E se um erro acabou fazendo a diferença no gol do Guayaquil City, a igualdade dos anfitriões não foi diferente já que, aos 38, o arqueiro Valle pulou de maneira bastante desajeitada para dominar o lance e acabou derrubando o centroavante Francisco Fydriszewski dentro da área. Com a marcação do pênalti, o próprio camisa 9 partiu para a batida e colocou no canto rasteiro esquerdo.
Segundo tempo
Com uma movimentação mais coordenada e capaz de acelerar a troca de passes no momento certo, o Aucas parecia mais próximo de assumir a dianteira no marcador.
Porém, faltou eficiência nas finalizações e o marcador seguia igualado em condições que acabavam favorecendo o Guayaquil City pensando no critério de gol marcado fora de casa servir como desempate na eliminatória.
O ambiente que já era de pressão se tornou ainda mais intenso quando, aos 35 minutos, o lateral-direito William Vargas (que, apesar de equatoriano, é revelado no Boca Juniors), acabou sendo expulso, obrigando o City a jogar com um homem a menos até o apito final.
E, de tamanha insistência, a jogada do tão procurado tento dos donos da casa veio na troca de passes pelo lado direito do ataque com Janus fazendo um perfeito levantamento na área. Subindo quase que livre de marcação, novamente Fydriszewski apareceu à frente e testou no canto rasteiro de Valle, dando números finais ao compromisso.