Hoje com 26 anos de idade e jogando na Europa, Eduardo Kunde surgiu como um defensor promissor na base do Avaí. Não por acaso, sendo relacionado para o profissional na temporada de 2016, aos 18 anos. Entretanto, a estreia como profissional ocorreu somente no ano seguinte e pelo Jaraguá. Clube esse, aliás, para o qual foi emprestado justamente visando maior minutagem.
Leia mais: Gabriel Neves já fala como reforço do Independiente
Postulante a contratar Arturo Vidal desiste de negociação
Pelo Avaí, foram 26 jogos disputados junto ao elenco profissional, chamando atenção de outros clubes brasileiros como o Cuiabá. Não à toa, a representação de Mato Grosso buscou sua contratação por empréstimo mo final da temporada de 2020.
Defendendo o Dourado, Eduardo conquistou seu espaço. Participando ativamente no setor defensivo para o clube do Mato Grosso, ele auxiliou na conquista do então inédito acesso à Série A do Brasileirão. Posição essa, aliás, a qual o Cuiabá jamais saiu desde então.
Para o outro lado do mundo
As boas atuações, como de praxe, novamente chamaram atenção no mercado. Foi nesse momento que o defensor aceitou um desafio do outro lado do mundo, no Japão. Essa experiência, em especial, faz ele refletir sobre o choque em diferentes sentidos que ele encarou na época:
“A temporada de 2020 foi ótima. Eu tive um bom desempenho individual e terminamos conquistando o acesso à Série A. Naquele momento, sentia que precisava sair do Brasil, para ganhar maior experiência. Foi então que vi com bons olhos a oportunidade de atravessar o mundo, para atuar no Japão, com uma cultura completamente diferente”, comentou.
O sonho europeu
A passagem pelo Sagamihara foi fundamental no desenvolvimento do defensor que, logo após retornar ao Brasil, fez as malas para outro desafio internacional. Desta vez, dando seus primeiros passos no Velho Continente.
Com dupla cidadania por conta do passaporte alemão, o brasileiro não ocupa uma vaga estrangeira nos plantéis europeus. Chamando, dessa forma, ainda mais a atenção dos clubes do continente. Dentre eles, apareceu o Botev Vratsa (Bulgária), agremiação que contratou o zagueiro para a temporada 2023/2024.
“Aqui na Europa as coisas são muito diferentes. Tive uma evolução absurda jogando pelo Botev, mudando, inclusive, a visão como enxergo o jogo. Aos 26 anos, me sinto mais maduro e preparado para os desafios, como nunca me senti anteriormente. Tanto no Brasil quanto em minha passagem pelo Japão”, garantiu Kunde.
Em 15 jogos, Eduardo Kunde soma 1287 minutos em campo, tendo média superior a 85 minutos por partida. E, segundo apurou o Futebol Latino, as boas atuações do brasileiro já começam, sobretudo, a chamar atenção de postulantes a sua contratação.
Além de sondagens de outros clubes da Europa, uma proposta concreta do futebol asiático chegou aos representantes de Eduardo. Todavia, Eduardo optou por seguir junto ao Botev, querendo terminar a temporada pelo clube da Bulgária.