*Por Alex Dias de Souza
Foi na cobrança de penalidades, no sufoco, mas o Atlético Paranaense conquistou a vaga para a próxima fase da Copa Libertadores 2017.
Leia mais: Com gol no fim, Botafogo empata e garante classificação para próxima fase
Atlético-PR se impõe e abre vantagem sobre o Millonarios
O primeiro tempo foi tecnicamente fraco. Na segunda etapa, o Millonarios pressionou e o gol da vitória do time colombiano saiu aos 13 minutos da etapa final igualando o placar agregado da partida e fazendo com que o jogo fosse decidido nas penalidades.
O jogo
No início do jogo, parecia que o Atlético não iria se apegar a vantagem, logo de cara o furacão partiu para cima do time colombiano. Aos 2 minutos de jogo, após um belo cruzamento de Nikão, Pablo cabeceou sozinho e obrigou o goleiro Vikonis a fazer uma boa defesa.
Aos 4 minutos, Nikão fez jogada individual e chutou cruzado, mas o arremate foi fraco e parou direto nas mãos de Vikonis.
A partida que aparentou ser movimentada, no entanto, nos minutos seguintes, passou a ser de muita marcação entre as equipes.
O Atlético levou o primeiro susto aos 23 minutos com Rojas, que arriscou de longe e mandou a bola com muito perigo, por cima do gol de Weverton.
Nos minutos finais da primeira etapa, uma sequência de lances perigosos contra o Furacão deu mais emoção na partida. A equipe colombiana apostou nos cruzamentos para sufocar o Atlético-PR.
Aos 36, Após cruzamento da direita, Quiñones cabeceou firme e Weverton salvou o Atlético-PR. No minuto seguinte, Quiñones chegou com perigo de novo, chutou cruzado e obrigou Weverton a jogar a bola para escanteio em mais uma boa defesa.
Quiñones estava impossível, de novo ele, arriscou o chute que desviou na defesa e foi para fora. Mesmo com a pressão do Millonarios, o Atlético-PR segurou a vantagem na primeira etapa graças aos milagres de Weverton.
Segundo tempo
Na etapa final, o primeiro lance de perigo foi do Atlético. Com 1 minuto de jogo, após cobrança de falta, Carlos Alberto arriscou de longe e soltou uma bomba mandando a bola com muito perigo para fora do gol do Millonarios.
No minuto seguinte, Max Núñez cruzou da direita e Weverton se esticou para dar um tapa na bola após cruzamento na área para evitar a cabeçada de Del Valle.
Aos nove, Machado arriscou um chute venenoso e a bola passou com muito perigo perto do gol de Weverton.
Seis minutos depois, a pressão do time colombiano foi recompensada com um golaço de Jhon Duque,l que ganhou a jogada pela direita, se livrou de Sidcley e bateu colocado, com categoria, no canto direito de Weverton.
O time colombiano continuou pressionando, mas não conseguiu ampliar a vantagem e com isso a vaga teve que ser decidida nas cobranças de pênaltis.
Nas cobranças das penalidades o Millonarios desperdiçou duas e o Atlético-PR garantiu a classificação após o gol de Felipe Gedoz.
Com o resultado, o Furacão espera o vencedor do confronto entre pega vencedor de Universitario-PER x Deportivo Capiatá-PAR na terceira fase da Libertadores.