*Por Gustavo de Moraes
No primeiro duelo da segunda fase da pré Libertadores, Guaraní e Atlético Nacional jogaram nesta quinta feira. A partida foi realizada no estadio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
A equipe colombiana venceu por 2 a 0 e agora pode até perder por um gol de diferença em casa que garantirá a vaga para a próxima fase. O jogo de volta será realizada na próxima quinta-feira, em Medelín, na Colômbia.
O jogo
No início da partida o Guarani tentou cumprir o seu papel como mandante. Buscou o ataque e tentou obter a posse de bola nos primeiros minutos da partida. Entretanto, não trouxe riscos para a defesa colombiana.
A partir dos 15 minutos o Atlético Nacional começou a explorar mais as velocidades de seus atacantes Barrera e Jonathan Alvez. Pouco tempo depois, obteve um chute de fora da área, foi a chance mais próxima de perigo na partida até aquele momento.
Depois disso, não demorou muito para os colombianos avançarem novamente ao ataque e abrir o placar da partida. Em uma jogada que se iniciou com o Candelo, o lateral cruzou para a área e Barrera chutou em direção ao gol, a bola acabou desviando no zagueiro Mosqueda, do Guarani, que tentava bloquear o chute e acabou enganando o goleiro.
Após o gol, a equipe paraguaia ainda tentou igualar a partida ainda no primeiro tempo em um chute de Florentín, que encheu o pé e desperdiçou a chance de empate.
Já no inicio da segunda etapa, o Guarani assim como no começo do primeiro tempo, tentou criar algumas chances e manter uma posse de bola favorável. Mas, não criou grandes chances em toda a partida.
Com uma vantagem favorável em mãos, o clube colombiano, voltou a explorar as velocidades na segunda etapa e acabou ampliando ainda mais a vantagem no último lance da partida com uma cobrança de falta do meia Rovira, que inclusive, acabou sendo desviada pela defesa do Guaraní novamente.