O Arlético-MG está com passaporte carimbado para as oitavas de final da Libertadores. Jogando no Mineirão contra o Independiente del Valle, a equipe contou com grande apresentação de Allan (duas assistências) e Hulk (dois gols) em duelo onde superou os equatorianos por 3 a 1. Assim, a equipe de Belo Horizonte atingiu os 11 pontos na liderança do Grupo D. O Del Valle, por sua vez, tem cinco unidades e ocupa a terceira posição da chave.
Leia mais: Técnico do Colo-Colo toma atitude que irrita a diretoria
Estrela do River Plate se aproxima de gigante da Europa
Primeiro tempo
Exercendo a pressão esperada pelo estilo de jogo que está habituado a implementar, o Atlético conseguiu “acuar” o Del Valle no plano defensivo onde, aos nove minutos, achou um espaço decisivo para abrir a contagem. Allan viu a infiltração de Hulk na grande área e, com um bonito passe, colocou o camisa 7 em condições de dar um toque sutil que tirou a bola do alcance do arqueiro Moisés Ramírez.
Mesmo sem se manter com linhas absolutamente altas em ritmo de pressão semelhante aos primeiro minutos, o posicionamento da equipe mineira seguia de marcar na intermediária ofensiva, fechando as linhas de passe mais do que unicamente avançando em cima do dono da posse. Dessa forma, surgiu outra chance enorme de ampliar na tabela entre Ademir e Nacho Fernández onde Ramírez fez duas defesas providenciais.
Entretanto, ao dar mesmo que pouco espaço na saída de bola, o Galo favoreceu a ideia de jogo do time equatoriano que conseguiu encontrar melhores alternativas e passou a, em determinados momentos, frequentar com cada vez mais constância as proximidades da área do arqueiro Rafael. Conseguindo, dentro de sua melhor elaboração, uma jogada onde Billy Arce carregou para o meio e bateu forte, de fora da área, forçando a defesa do arqueiro atleticano.
Segundo tempo
Diferente do início da partida, o Atlético tinha suas linhas de marcação mais baixas, fazendo com que o Del Valle tivesse por mais tempo a bola nos pés e especular uma reação na partida, mesmo que tendo dificuldade para converter essa posse em finalizações.
Porém, se o Galo marcava mais atrás, isso também dava campo para a equipe de Antonio Mohamed usar da velocidade de Ademir e Hulk para puxar ataques rápidos onde, se Nacho passou perto em toque de cobertura, coube a Hulk sair em disparada e, cara a cara com Moisés Ramírez, dar uma estilosa cavadinha para encobrir o camisa 1 da IDV. Lance esse, aliás, que contou com outra assistência de Allan.
O segundo tento dos donos da casa parece trouxe uma considerável dose de abalo ao Independiente del Valle, deixando a equipe do Equador por bastante tempo longe de seu plano ofensivo e fazendo o time mineiro “empilhar” chances não aproveitadas de aumentar a dianteira com Ademir, Nacho e Guga.
Aos 37 minutos, a equipe visitante ganhou fôlego quando o cruzamento vindo da esquerda passou por toda a área e Vargas, de primeira, bateu para superar Rafael e diminuir a distância no marcador do Mineirão. Todavia, apesar dos minutos de tensão com os equatorianos tendo mais a bola e forçando o recuo dos anfitriões, o resultado foi mexido do lado atleticano quando Savinho balançou na frente do adversário e mandou no ângulo de Ramírez, fechando a contagem em grande estilo.