Arthur Elias foi apresentado como novo técnico da Seleção Brasileira feminina no início do mês de setembro. O anúncio foi feito dois dias após a rescisão de contrato da técnica suíça Pia Sundhage, que comandava as meninas da amarelinha desde 2019, ser oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Leia mais: Onde assistir e prováveis times em Venezuela x Paraguai pelas Eliminatórias
Onde assistir e prováveis times em Equador x Uruguai pelas Eliminatórias
No momento comandante do Corinthians, Arthur permanecerá na equipe paulista até o fim da campanha da Libertadores 2023, que se inicia em 5 de outubro, para assumir inteiramente suas funções na Seleção depois
Quem é Arthur Elias: saiba a história do técnico
Arthur Elias é natural da capital de São Paulo. Nascido em 5 de agosto de 1981, o treinador tem mais de 20 anos de experiência no futebol feminino.
Seu trabalho na modalidade começou em 2002 quando passou a treinar um time feminino de futebol de salão. Em seguida, o paulista fez alguns cursos para se especializar no futebol de campo até que, em 2006, comandou um projeto interdisciplinar na Universidade de São Paulo (USP) para estudar o desenvolvimento de jogadoras universitárias. A ideia era entender as dificuldades e os desafios do esporte no Brasil.
Desde então, o treinador consolidou uma carreira vitoriosa por onde passou. Em sua trajetória, ele trabalhou no Nacional-AC (2009 a 2010), Centro Olímpico (supervisor de 2010 a 2012 e técnico de 2012 a 2015), Audax (2016 a 2017) e Corinthians, onde está desde 2018.
Quantos títulos Arthur Elias já ganhou?
O atual técnico do Corinthians feminino e, agora, treinador da Seleção feminina é o maior vencedor da história da modalidade no Brasil. Apelidado carinhosamente de “Rei Arthur”, o técnico empilha taças:
-
6x Campeão Brasileiro: 2013 (Centro Olímpico) e 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023 (Corinthians).
-
3x Campeão da Libertadores: 2017 (Audax), 2019 e 2021 (Corinthians).
-
3x Campeão Paulista: 2019, 2020 e 2021 (Corinthians).
-
2x Campeão da Supercopa do Brasil: 2022 e 2023 (Corinthians).
-
1x Campeão da Copa do Brasil: 2016 (Audax).
-
1x Campeão da Copa Paulista: 2022 (Corinthians).
Estilo de jogo de Arthur Elias
O Corinthians de Arthur Elias ficou conhecido por algumas características específicas. A principal delas é a valorização da posse de bola e a pressão para recuperá-la quando se perde.
Além disso, o treinador utiliza o chamado goleiro líbero. Nesta estratégia, a arqueira funciona como uma jogadora de linha que inicia as jogadas. A ideia é não ficar dependendo do “chutão” pra frente em nenhum setor. Todavia, o que chama mais atenção no trabalho do técnico é a variação tática e o uso de jogadoras em funções diferentes das suas posições de ofício.
Quem acompanha o time feminino do Corinthians já está acostumado a não saber como o time entrará em campo, entendendo que o técnico irá montá-lo a depender do adversário. Ainda assim, sempre há confiança de que as ‘loucuras’ do Rei Arthur darão certo, pois é o que acontece na prática.
Expectativa para a próxima Copa do Mundo
Ainda é cedo para dizer o que os brasileiros podem esperar para a próxima Copa, já que a última edição se encerrou há pouco menos de um mês. Porém, é possível afirmar que o posicionamento das atletas em campo será diferente da era Pia, pois os estilos dos dois treinadores se contrastam.
Para que a seleção tenha sucesso nesta nova fase, as jogadoras e a comissão técnica precisarão contar também com o apoio da CBF. Isso engloba academia, voos fretados, equipe médica e concentração antes dos jogos, contando com hotéis que ofereçam uma boa estrutura física e de descanso, com um colchão D28 nos quartos, por exemplo.
*Por Agência Conversion