Vitória em clássico, título mais próximo e vaga no Mundial Sub-20. Com esse excelente “pacote”, a Argentina superou por 2 a 1 a equipe do Uruguai no clássico continental pelo Sul-Americano Sub-20.
Leia mais: Qual o panorama do Sul-Americano Sub-20 na penúltima rodada?
Técnico do Peru, Gareca lista principais estrelas das seleções sul-americanas
Nesse momento, a Albiceleste só depende de si para ser campeã pela sexta vez do torneio tendo nove pontos ganhos. Enquanto isso, o Uruguai segue na vice-liderança com sete pontos e torce por tropeços na rodada de Equador e Venezuela para continuar nessa condição.
Primeiro tempo
O princípio da partida mostrava um Uruguai mais consistente, sabendo melhor o que fazer com a bola e elaborando oportunidades de mais clareza para marcar na base da troca de passes. Chegando, inclusive, até a balançar as redes aos 18 minutos com Nicolás Schiappacasse, porém tendo o tento anulado corretamente pela arbitragem por impedimento do camisa 10 charrua.
Mesmo assim, quem acabou inaugurando a contagem em Rancagua foi Anibal Moreno com muito estilo. Aos 24 minutos, Anibal Moreno recebeu passe de Álvarez e, de primeira, acertou um chute de rara felicidade no ângulo direito do goleiro uruguaio Renzo Rodríguez sem qualquer possibilidade de defesa.
Além do clima ter ficado ainda mais nervoso, com reclamações e chegadas mais duras por ambas as partes, quem seguia sendo mais coeso com a bola nos pés era a Celeste. Contudo, com uma marcação mais ajustada, a Albiceleste evitou grande parte dos chutes contra a meta de Manuel Roffo.
No lance mais perigoso, após a bola espirrada pela zaga argentina que voltou a área, Facundo Batista bateu para uma defesa meio desajeitada de Rofo, mas suficiente para afastar o perigo.
Segundo tempo
Depois de uma atribulada ida ao intervalo com direito a confusão entre os jogadores das duas seleções no caminho para os vestiários, parece que a Albiceleste voltou mais atenta e disposta a resolver a partida.
Logo com vinte segundos, a primeira jogada elaborada resultou em boa bola tocada por Adolfo Gaich para Gonzalo Maroni que, depois de chutar na trave, teve o rebote em seus pés e não desperdiçou, 2 a 0.
Após o gol, por alguns minutos o time charrua se mostrou bastante desequilibrado e deixando espaços que criavam ótimas oportunidades para os argentinos aumentarem ainda mais a dianteira. Porém, as oportunidades desperdiçadas por Gaich e Maroni parecem ter “acordado” a Celeste.
Quando recobrou seu melhor desempenho, fazendo Manuel Roffo trabalhar com bastante intensidade, o Uruguai ainda contou com a expulsão de Facundo Medina em falta duríssima sobre Pablo García. Elemento esse que fez os uruguaios avançarem de vez suas linhas.
Schiappacasse até diminuiu o prejuízo já aos 48 minutos em um gol “chorado”, cheio de bate-rebate dentro da grande área da Albiceleste. Contudo, os esforços não foram suficientes para empatar o embate já que, aos e a Argentina, mesmo com 10, confirmou um importante triunfo no Sul-Americano Sub-20.