*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
O jogo válido pela 9ª rodada do Apertura entre Barcelona de Guayaquil e LDU marcou mais do que a conquista dos 3 pontos pela equipe vencedora. Após perder de goleada por 5×0, a diretoria do clube anunciou após o confronto com o Barcelona de Guayaquil que Claudio Borghi não comandará mais a equipe equatoriana.
Leia mais: Análise FL: Eu quero a demissão do Dunga
Seleção chilena sofre com lesões nas Eliminatórias
Duas semanas atrás, Claudio Borghi chegou a dizer em entrevista coletiva que abriria mão do cargo de técnico da LDU. No entanto, em conversa com Esteban Paz, dirigente do clube, o então técnico fez um acordo para tentar uma nova oportunidade a frente da equipe equatoriana.
Mas o acordo realizado entre Borghi e Paz não resistiu a mais uma derrota da LDU no Apertura. Dos 7 jogos comandados por Borghi na LDU, a equipe venceu 2, empatou 2 e perdeu 3 partidas, desempenho considerado ruim para uma das principais equipes do Equador.
A LDU também participa da Libertadores da América e por lá o desempenho de Borghi também não foi satisfatório. Em 3 jogos disputados, a LDU perdeu 2 e ganhou em apenas 1 oportunidade na competição sul-americana. A expectativa é que para o jogo contra o Grêmio, pela Libertadores, no dia 13 de abril, a LDU já tenha novo comandante.
Depois da goleada sofrida no último domingo (27) pelo Apertura, a LDU volta a campo na próxima sexta (1) e para tentar recuperação no campeonato. O confronto será contra o El Nacional, no Estádio Olímpico Atahualpa às 21h. Atualmente, a LDU ocupa a 10ª posição, com apenas 8 pontos somados em 7 jogos disputados na competição.
Já pela competição sul-americana a LDU volta a campo na próxima semana. A LDU viajará ao México para enfrentar o Toluca no dia 5 de abril, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A LDU é lanterna no grupo 6 da competição e pode praticamente dar adeus a competição, em caso de derrota diante do clube mexicano.