A 16ª e última rodada na fase de grupos do Apertura boliviano foi disputada no último fim de semana onde os oito classificados para as quartas de final foram determinados.
Leia mais: Euller, ex-Vitória, afirma ter vivido melhor temporada da carreira na Europa
Conheça o “azarão” do Grupo B que pode avançar na Sul-Americana
No Grupo A, Palmaflor, The Strongest, Nacional Potosí e Oriente Petrolero chegaram a rodada derradeira qualificados, restando apenas definir quais seriam aqueles que avançariam no Grupo B.
Bolívar, Blooming e Royal Pari também conseguiram classificações antecipadas, ficando no encargo de Always Ready, Jorge Wilstermann, Universitario de Vinto, Independiente Petrolero ou Real Tomayapo disputarem o espaço derradeiro no mata-mata. E quem já estava na zona de qualificação, caso do Always Ready, acabou permanecendo graças aos gols pró.
Isso porque, mesmo perdendo por 2 a 1 para o Universitario Vinto, o clube que disputa a Libertadores viu o Wilstermann perder por 4 a 1 diante do Bolívar além de Petrolero e Tomayapo, outros concorrentes, empatarem seus respectivos duelos.
Segundo o regulamento do Apertura 2022, agora os oito melhores se enfrentam em duelos de ida e volta, assim como ocorrerá na semifinal (mando do segundo jogo para a melhor campanha na fase classificatória), para que a decisão seja determinada. Não existe qualquer critério de desempate em caso de igualdade no saldo de gols após os dois duelos, indo as disputas direto para as penalidades.
Da mesma forma que ocorre na Liberta, a final será em jogo único e em campo neutro.
Veja a montagem das quartas de final no Apertura da Bolívia
Oriente Petrolero x Bolívar
Nacional Potosí x Blooming
Always Ready x Palmaflor
Royal Pari x The Strongest