Apaixonado pelo Brasil! Conheça o artilheiro do Equador, a principal arma contra os brasileiros

Ayrton Preciado
Foto: Conmebol

*Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino

Neste domingo, 27, o Brasil entra em campo contra o Equador, pela 5ª rodada da Copa América. Para dar trabalho à seleção brasileira, os equatorianos têm um arma poderosa, que tem nome, sobrenome e é apaixonado pelos adversários: Ayrton Preciado. Fã de português e falando português muito bem, o artilheiro da competição quer muito jogar no Brasil.

Soccer 300x250

Leia mais: Técnico do Equador demonstra confiança em classificação na Copa América
Depois de desistir de acerto com Cruzeiro, meia fecha com Atlético Nacional

Preciado tem uma relação muito antiga com o Brasil. Seu pai, Julian, grande fã de Ayrton Senna, deu o nome do ídolo ao filho – pouco comum no Equador. O atacante nasceu três meses depois da morte do automobilista. Hoje, seus colegas o chamam de Ayrtinho, além de darem o status de “brasileiro” – como o próprio se identifica.

Tendo jogado duas temporadas em Portugal, Preciado conheceu o idioma português. Seus professores foram os próprios amigos brasileiros. Além disso, começou a gostar da música brasileira. Seu cantor favorito, inclusive, é o sertanejo Gusttavo Lima, mas o equatoriano revela que também gosta de pagode e alguns funks.

Amizades reforçam a paixão pelo Brasil

Por fim, o jogador se reencontrou com o Brasil quando foi jogar no México, após passagens pelo Aucas e Emelec. Assim, em 2018, foi para o Santos Laguna, onde virou amigo do zagueiro Matheus Dória, ex-São Paulo e Botafogo. A amizade com o brasileiro ajudou, segundo Preciado, a se tornar um jogador melhor e a crescer seu carinho pelo país. Em conversa com os companheiros de seleção que atuam no país, como Arboleda, Alan Franco e Juan Cazares, tem a impressão aumentada.

“Quando cheguei no México, falei que meu objetivo sempre foi ir para a Europa. Mas também gosto muito do Brasileirão, vejo os jogos, tenho falado com Arboleda, Cazares, Franco. Eles falam sempre que é uma grande liga. É um dos meus sonhos”, contou o artilheiro.

Bom momento

Preciado vive um bom momento no México e pela seleção equatoriana. Depois de fraturar a tíbia, ficando mais de um ano fora dos gramados, o jogador terá a sua boa fase colocada à prova diante do Brasil. Com dois gols já marcados, o atacante tenta melhorar o desempenho do Equador, que só tem dois pontos nos quatro jogos. Para se classificar direto, precisa ir bem contra o Brasil.

Por isso, garante que os equatorianos podem e vão dificultar a vida da Seleção. “Temos que ser muito inteligentes, não cair no desespero. Estamos aqui focados, preparados para fazer um bom jogo, a gente tem que pensar que é nossa oportunidade. Vamos jogar com a melhor seleção da América do Sul, mas isso aqui é futebol e tudo pode acontecer”, falou.

error: Futebol Latino 2023