Análise: Não é de hoje que Christian Cueva erra

imprensa-peruana-rasga-elogios-dois-jogadores-atuam-brasil-futebol-latino-08-11
Foto: Reprodução/Facebook Federación Peruana de Fútbol

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem observado com mais “carinho” o mercado sul-americano. Vira e mexe, algum gringo desembarca em terra tupiniquim repleto de prestígio e confiança dos dirigentes que, em muitos casos, pouco analisam se a sua equipe precisa ou não daquela peça e o comportamento do jogador no ex-clube.

Leia Mais: Empresário de Cuca fala sobre a possível proposta do Sporting Lisboa
Cueva perde pênalti e Peru é derrotado pela Dinamarca; Veja os Lances

Em junho de 2016, o São Paulo anunciou a chegada de Christian Cueva, meia peruano que se destacava pelo Toluca, do México e tinha tudo para brilhar no futebol brasileiro.

Empolgado pelos primeiros meses de experiência, o atleta logo caiu no gosto da torcida Tricolor, que sofria com um time abaixo de suas tradições e que viam em Cueva, a única possibilidade de afastar o perigo de rebaixamento.

O tempo passou, o São Paulo se livrou do temido rebaixamento e Cueva iniciou seu calvário. Não foram poucas as reuniões e puxões de orelha em cima do atleta, que pouco se dedicava fora das quatro linhas e deixava o seu time em segundo plano.

Até mesmo Ricardo Gareca, técnico da seleção peruana, se deslocou de Lima para São Paulo, com o objetivo de bater um papo e explicar que precisava de Cueva “inteiro” para jogar o Mundial.

Neste ano o peruano voltou a abusar. Preocupado com a Copa do Mundo chegou a ficar no Peru gravando comercial e deixou o São Paulo a ver navios. Sem demonstrar nenhum tipo de “sentimento”, Cueva voltava como se nada tivesse acontecido e deixava a vida se encarregar dos problemas fora das quatro linhas.

Neste sábado, após 36 anos, o Peru finalmente voltou a jogar uma Copa do Mundo e caiu no pé do seu principal articulador, a oportunidade de sair em vantagem. Cueva ajeitou a bola, correu e isolou na arquibancada. O lance, como não poderia deixar de ser, mexeu com o jogador que não conseguia ficar em “paz” dentro de campo.

No lance final do confronto, Guerrero achou Cueva na grande área. Ao invés de dominar e achar um companheiro melhor posicionado, o meia pegou de primeira e jogou fora a última chance de empatar o duelo contra a Dinamarca.

Que Christian Cueva sabe jogar bola é inquestionável. A sua qualidade o coloca entre os melhores meio-campistas do futebol sul-americano, mas o peruano precisa demonstrar mais, ter a cabeça no lugar e parar de errar menos para o seu bem, do São Paulo e da seleção peruana.

error: Futebol Latino 2023