A convocação da Seleção Brasileira ou a escalação de qualquer time de futebol do Planeta Terra é algo que dificilmente chegará a um consenso absoluto. Até porque, se fosse assim, convocar ou escalar não seria trabalho que exigiria conhecimento, já que todos o fariam da mesma maneira.
Leia mais: Independiente, LDU, Santa Fé e Huracán continuam na Copa Sul-Americana
Dito isso, podemos afirmar que houveram gratas surpresas, nomes de sempre e que quase nunca agradam e também nomes novos que, para alguns, não deveriam eles terem sido “os novos” a serem incluídos nessa lista.
Vamos aos nomes e a análise individual dos escolhidos pelo técnico Dunga para a primeira rodada das Eliminatórias:
GOLEIROS
Jefersson – Botafogo (Teria outras opções interessantes na Série A como, por exemplo, Cássio, Victor e Fábio)
Marcelo Grohe – Grêmio (Vive boa fase no Grêmio e merece a vaga, apesar da falha no gol contra os EUA no último amistoso)
Alisson – Intenacional (Um bom goleiro mas existem outros a sua frente que mereciam uma chance, sendo eles os citados no caso do Jefferson
ZAGUEIROS
David Luiz – PSG-FRA (Entra no mesmo modelo do Thiago Silva: Jogador bom para clube, não possui estabilidade psicológica para uma Seleção)
Miranda – Inter de Milão-ITA (Nem preciso comentar, muito seguro, regular, merece totalmente a vaga)
Marquinhos – PSG-FRA (Tem talento e nunca comprometeu, opção boa também para a Seleção Olímpica)
Gil – Corinthians (Vive uma boa fase e, na ausência de outra grande figura para a posição, é um bom nome)
LATERAIS
Fabinho – Mônaco-FRA (Das partidas que vi, não o achei com condição técnica para uma Seleção Brasileira. Nomes como o Victor Ferraz (Santos) ou Lucas (Palmeiras) poderiam ser chamados em seu lugar).
Rafinha – Bayern-ALE (Não é mal jogador mas está longe de ser tiular absoluto no Bayern. Caberia também a entrada de um dos dois citados no caso do Fabinho)
Filipe Luis – Atlético de Madrid-ESP (Não se firmou no Chelsea e tem pouca ofensividade. Apesar da seca de laterais-esquerdo que vivemos, deveríamos encontrar uma opção melhor)
Marcelo – Real Madrid-ESP (A meu ver, o melhor lateral-esquerdo do mundo, um pouco a frente do Alaba (Bayern) e Jordi Alba (Barcelona) pela sua habilidade com ambas as pernas. Titular da Seleção sem muita discussão)
MEIO-CAMPISTAS
Luiz Gustavo – Wolfsburg-ALE (Mesmo no conturbado período com o Felipão, foi um jogador de destaque. Merece a vaga)
Fernandinho – Manchester City-ING (Titular absoluto no City, tem bom poder de marcação, chuta bem de fora da área. Seria titular da Seleção sem grandes problemas)
Elias – Cointhians (Sempre um bom nome, porém o Dunga precisa explorar mais sua capacidade de entrar na área, sendo mais ofensivo do que até o momento em partidas da Amarelinha)
Renato Augusto – Corinthians (Excelente fase no Corinthians de um jogador que estabilizou sua forma física e mostrou a técnica dos tempos de Flamengo. Muito merecedor da vaga)
Douglas Costa – Bayern-ALE (Ótimo momento no Bayern, até uma surpresa para mim, de certa forma. Merece a vaga)
Lucas Lima – Santos (Pode ser facilmente hoje considerado o melhor meia do futebol brasileiro. Merece inclusive a titularidade na Seleção)
William – Chelsea-ING (Além de sua regularidade e aplicação tática no Chelsea, sempre tem boas atuações na Seleção)
Philippe Coutinho – Liverpool-ING (Apesar do restante do time por vezes não colaborar, continua sendo nome para titularidade a meu ver na Seleção)
Oscar – Chelsea-ING (Meu único “senão” dentre os meio-campistas convocados. Sua apatia em determinados jogos me incomoda, gostaria de ver um outro nome)
ATACANTES
Roberto Firmino – Liverpool-ING (Sua chegada ao Liverpool está longe de ser com o mesmo desempenho do Hoffenhein, porém é o chamado “homem de confiança” do técnico. Se não fosse a apatia do Pato em determinadas situações, seria minha primeira sugestão de troca)
Hulk – Zenit-RUS (Nunca o vi e dificilmente o verei como jogador de Seleção Brasileira. Apesar da força física e da “patada” que tem na esquerda, um atacante pra vestir a camisa do Brasil não pode ter apenas isso)
Lucas – PSG-FRA (Começou bem a temporada e, não fosse a lesão no fim de 2014/2015, provavelmente seria convocado para a Copa América. Merece a vaga)