Análise FL: Parabéns, vocês acabaram com a Portuguesa

Foto: Reprodução Internet

Eu comecei a acompanhar o futebol em 1996 com apenas 5 anos. O primeiro time de fato que eu me lembro de ter acompanhado foi o Palmeiras dos 100 gols. Aquele time jogava como música e goleava seus adversários sem tomar nenhum conhecimento.

Leia Mais: LATINÃO: Veja como foram os resultados nos principais torneios do continente
Técnico José Saturnino Cardozo deixa o comando do Jaguares de Chiapas

Os anos passaram e o meu interesse por futebol só aumentou. Lembro-me de grandes times do Corinthians, São Paulo, Vasco, Grêmio, Atlético-MG e da Portuguesa. No final dos anos 90, a Lusa disputou semifinal do Campeonato Paulista e chegou aos playoffs do Brasileirão 1998.

Em 1999 a Portuguesa contratou o Zagallo como técnico para o Campeonato Paulista. Na última rodada da fase de classificação, ela disputou com o Palmeiras uma vaga na semifinal, mas acabou derrotada no antigo Palestra Itália por 4 a 3.

Apesar de não conseguir conquistar títulos, jogar contra a Portuguesa era muito complicado. O problema é que o tempo passou e o clube foi ficando para trás. Os adversários se modernizavam e a Lusa se afundava a cada temporada. No primeiro rebaixamento em 2002, a queda foi melancólica. À volta para a primeira divisão só aconteceu em 2007 e no ano seguinte já voltou para a Série B.

Até mesmo no Paulistão a Lusa não conseguia se manter na elite. A queda para a Série A-2 ficou constante no currículo do clube e a torcida se desesperava a cada competição que iniciava.

Até que chegou o ano de 2013, a Portuguesa conseguia engatar a segunda temporada consecutiva no Brasileirão, mas um erro no Departamento Jurídico derrubou o time nos tribunais. O jogador Héverton foi suspenso por uma partida, porém entrou em campo para jogar contra o Grêmio.

Uma semana depois, a Lusa perdia no STJD e caía mais uma vez para a Série B. À medida que os anos passam, o clube se afunda cada vez mais e no último domingo conseguiu mais um rebaixamento. Agora, a Portuguesa está na 4ª divisão do futebol nacional e não se sabe o futuro do time.

O estádio Canindé será leiloado e muitos dizem que este pode ser o fim do clube. Em um momento como esse, eu só posso lamentar pelo torcedor, clube e jogadores que fizeram história com uma das camisas mais tradicionais do Brasil.

Parabéns, vocês acabaram com a Portuguesa.

error: Futebol Latino 2023