*Por Marco Aurélio da Silva Júnior
Nesta semana, a Seleção Brasileira teve dois amistosos, contra Japão e contra Inglaterra. Para esses jogos, Diego Souza desfalcou o Sport.
Leia mais: Renato Gaúcho: “Vamos lutar pelo segundo lugar do Brasileirão”
Luan não garante presença dos titulares do Grêmio contra o Santos
Agora fazendo a análise do por que a convocação prejudicou o Sport:
O time pernambucano está em uma situação complicada no Brasileirão. O meia é o principal jogador no elenco do Sport atualmente, aumentando o nível técnico do time.
Com a convocação, o Leão da Ilha não pode contar com Diego Souza nos dois últimos jogos, contra o Botafogo e contra o Atlético-GO. O Sport perdeu os dois jogos, sendo um em casa e outro fora.
O meia fez falta para o clube nas duas partidas. Foram dois jogos nos quais o clube perdeu por falta de nível técnico, por falta de alguém para colocar o time pra frente, como faz Diego Souza.
Agora trazendo o fato de que Diego Souza jogou apenas 35 minutos, juntando os dois jogos. Valia mesmo a pena convocar o jogador, prejudicar o clube do meia e praticamente não utilizá-lo?
Claro, tem que testar, tem que colocar o time que pretende utilizar na Copa do Mundo em campo. Mas com o fato de o Campeonato Brasileiro não parar (o que é uma vergonha) e com o fato de que não vai utilizar tanto o jogador, valia mesmo a pena convocá-lo?
Mas aí vem a questão, o erro está em o Tite convocar o jogador ou em o Brasileirão não parar quando a Seleção joga? O calendário brasileiro é alvo de muitas críticas, e cada vez mais, piora.
Não é a primeira vez que um clube é prejudicado com a convocação da seleção brasileira e a CBF simplesmente não faz nada quanto a isso.
A entidade máxima do nosso futebol tem que pensar nos clubes também, até porque no nosso país, não é todo clube que tem estrutura para evitar essas situações.