bonus de cadastro

Análise FL: A crise do futebol carioca

Foto: Vasco - Divulgação

*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino

Chegou ao fim o Campeonato Brasileiro 2015, consagrando como campeão o Corinthians e rebaixando Avaí, Vasco, Goiás e Joinville. Com ele, mais uma temporada do futebol brasileiro se encerra evidenciando a crise que vive o futebol carioca.

Leia Mais: Racing é derrotado pelo Independiente, mas garante vaga na Libertadores
Portland Timbers surpreende e conquista MLS Cup

Pelo segundo ano consecutivo, o estado terá novamente apenas 3 representantes na primeira divisão do campeonato nacional em 2016. O Botafogo, que disputou a série B em 2015, garantiu retorno à série A ao conquistar antecipadamente o título da segundona. No caminho contrário, o Vasco foi rebaixado pela terceira vez em 8 anos e disputará a série B no próximo ano, desfalcando novamente o grupo dos quatro grandes na elite do campeonato nacional.

A dupla Fla x Flu, embora não tenha sido rebaixada, ficou longe de grandes conquistas e apenas por um curto período sonharam com G4, mas não tiveram sucesso em conseguir uma vaga na Libertadores. O clube carioca com melhor colocação no campeonato, o Flamengo, terminou apenas em 12º lugar, sendo seguido pelo Fluminense, na 13ª colocação, o que está longe de ser razão de comemoração de suas diretorias e torcidas.

Futuro

Reforçando a crise que vive o futebol carioca, o racha entre os 4 grandes do estado promete mudanças relevantes para o próximo ano. O estadual 2016 não deverá contar com as equipes titulares da dupla Fla x Flu, que provavelmente enviarão o time de base para a disputa e estarão com a equipe principal no torneio Sul-Minas, que foi criado em meio aos desentendimentos da dupla com a federação local (FERJ).

As duas últimas temporadas foram marcadas por desempenhos pífios e ausência de títulos de expressão pelos 4 grandes clubes do Rio. O conflito de interesses entre dirigentes cariocas e federações gera um desgaste que tem como consequência os resultados obtidos pelos clubes e uma única vítima: o futebol carioca. As mudanças são essenciais para que épocas áureas possam ser novamente rotina para os clubes do Rio e suas torcidas voltem a ter motivos para comemorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023