*Por Rodrigo Sturaro
Disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Jabaquara recorreu ao mercado sul-americano para reforçar seu elenco para 2017. Comandado por Gilberto Costa, ex-jogador do Santos, o clube conta com cinco jogadores colombianos: Rodolfo Vergara, Ruben Grisales, Yeifer Perea, Aldair Morales e Carlos Marin.
Leia mais: Ex-Corinthians, meia balança a rede na Arábia e emociona a todos no estádio
Ronaldinho, Deco e Adriano no mesmo time? Clube norte-americano tenta reunir os craques
Nascido em Bogotá, o zagueiro Vergara é o mais extrovertido entre os colombianos. O atleta, que está há três meses no Brasil, afirmou que o grupo foi trazido por um empresário colombiano e que antes de chegar ao Jabaquara realizaram testes por diversas equipes brasileiras.
“Fizemos vários testes, mas o Jabaquara foi o clube que melhor nos acolheu. Eles propuseram para a gente exatamente o que esperavamos encontrar quando viemos para o Brasil. Participamos de um teste aqui com mais de 600 jogadores e entre eles fomos selecionados”, disse Vergara.
Felizes com a oportunidade de morar em Santos e jogar no Jabaquara, o quinteto colombiano afirmou que sempre acompanhou o futebol brasileiro e que jogar por aqui é um grande sonho.
“Aqui no Brasil o futebol é muito melhor em todos os sentidos. Na Colômbia é muito mais difícil para você se profissionalizar, porque são dadas poucas oportunidades. Além disso, muitos colombianos estão vindo jogar aqui”, disse o zagueiro, que revelou manter contato com Yerri Mina, compatriota que joga pelo Palmeiras.
“Fizemos um jogo-treino contra o Palmeiras e conhecemos o Yerry Mina. Conversamos bastante e ele me disse que aqui o futebol é diferente e que se sentia muito confortável jogando aqui. Desde então converso sempre com o Mina via mensagem”, afirmou o zagueiro do Jabuca, que também revelou o clube de coração dos companheiros.
“Eu (Vergara) torço para o América de Cali, que é o clube pelo qual meu pai torce. O Grisales é torcedor do Once Caldas, o Perea é do Atlético Nacional e os outros torcem para o Deportivo Cali”, conclui Vergara.