*Por Danilo Di Grado
Embalado pela classificação heroica nas penalidades sobre o Guaraní-PAR, o América-MG ainda terá que superar mais um obstáculo para conquistar sua vaga na fase de grupos.
Leia Mais: Conheça o brasileiro que vive grande fase no futebol asiático
Ex-companheiro da forte declaração sobre decisão tomada por Mauro Zárate
Com o Barcelona sendo o adversário pela terceira fase da Pré-Libertadores, o Coelho terá um retrospecto favorável antes do confronto. Em quatro encontros registrados na história da competição, em apenas uma oportunidade os equatorianos levaram a melhor sobre os brasileiros, entrando em uma das chaves.
Na Libertadores de 2006, o primeiro duelo foi entre Goiás e Deportivo Cuenca, quando ainda era disputada apenas uma fase preliminar. Com um empate em 1 a 1 na ida, o time goiano levou a melhor e eliminou o rival vencendo o jogo da volta por 3 a 0.
Alguns anos mais tarde, em 2013, a decisão ficou entre LDU e Grêmio. Após perder o jogo de ida pelo placar de 1 a 0, o Imortal deu o troco na volta vencendo pelo mesmo marcador, garantindo sua vaga nos pênaltis.
No ano seguinte, em 2014, o confronto foi entre Deportivo Quito e Botafogo. Após ser derrotado na ida por 1 a 0, o Fogão não deu chances ao adversário e goleou por 4 a 0, avançando no torneio abrindo uma boa vantagem para os brasileiros sobre os equatorianos.
A única exceção ficou em 2021. Na ocasião, pela terceira fase, o Independiente Del Valle acabou superando o Grêmio ao vencer os dois jogos, tanto o de ida, quanto o de volta, pelo placar de 2 a 1, garantindo sua vaga em uma das chaves.
A primeira partida entre América-MG e Barcelona acontecerá na próxima terça-feira (8), às 21h (de Brasília), na Arena Independência. Já a volta acontecerá no dia 15, também às 21h (de Brasília), porém no estádio Monumental de Barcelona.