*Por Danilo Di Grado
Com os peruanos não conseguindo passar pela Austrália, na última segunda-feira, em partida única válida pela repescagem para a Copa do Mundo no Qatar, a América do Sul desperdiçou a chance de emplacar mais uma seleção na competição organizada pela FIFA.
Leia Mais: Isla está próximo de se tornar reforço da Universidad Católica
Técnico com passagem no futebol latino é anunciado no Qatar
Diante do fato, os países que representarão o continente serão Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. E desde 2006 os sul-americanos não tinham um número tão baixo de representantes no Mundial. No torneio realizado na Alemanha na ocasião, Brasil, Argentina, Equador e Paraguai foram os classificados.
Já em 2010, na África do Sul, o número foi maior. Os países que garantiram sua vaga foram Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Alguns anos mais tarde, em 2014, pelo fato do Brasil sediar a competição e garantir sua vaga sem necessidade de disputar as eliminatórias, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Equador disputaram a competição.
Por último, na última edição, em 2018, na Rússia, foram cinco países. Entre eles estavam Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai e Peru.