O América de Cali ignorou o fato de ter o jogo transferido de Bucaramanga, na Colômbia, para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, pois a Colômbia vive delicada situação política e social, com constantes protestos contra o Governo, e venceu o La Guaira pelo placar de 3 a 1. Os colombianos abriram o placar no primeiro tempo, mas tomaram o empate antes do intervalo. No segundo tempo, o time de Cali se impôs, fez dois gols e construiu o resultado de 3 a 1 que o mantém com chances de classificação para o mata-mata da Libertadores.
Leia Mais: Atlético-MG vence com gol nos acréscimos e confirma “título” do grupo H
Superação! River Plate vence Santa Fé na Libertadores
Com o resultado, o América sobe para o terceiro lugar, com 4 pontos. Os colombianos disputam com o Cerro Porteño a vaga pela classificação na última rodada. O La Guaira não tem mais chances de classificação na Liberta, mas ainda pode conseguir beliscar uma vaga na Sul-Americana, desde que ocorra uma combinação de resultados.
CALENDÁRIO
Na última rodada do Grupo H, o América de Cali visita o Cerro Porteño, no estádio La Nueva Olla, em Assunção. Já o La Guaira enfrenta o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte. Ambas as partidas serão realizadas no dia e horário: 25 de maio, às 21h30.
O jogo
PRIMEIRO TEMPO
Até os 18 minutos de partida, América de Cali e La Guaira ainda não tinham conseguido finalizar a gol. Mas tudo iria mudar dois minutos depois, quando Adrián Ramos recebeu ótima enfiada de bola dentro da área e acabou sendo derrubado por Carlos Olses antes que pudesse fazer o gol. Pênalti! O próprio Adrián Ramos bateu e fez: 1 a 0 para os colombianos.
Mas o time da cidade de Cali não teve muito tempo para curtir a vantagem no placar. Da intermediária, Yohan Cumana bateu em direção ao gol, mas pegou errado na bola. Só que Ortiz estava esperto, conseguiu desviar, empatar o jogo e manter as esperanças do La Guaira de chegar na última rodada com chances de classificação para o mata-mata da Libertadores: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Como o empate não interessava ao América, eles partiram para cima dos venezuelanos. A defesa do La Guaira aguentava bem a pressão, só não contavam com a falha do goleiro Carlos Olses. Aos 10 minutos, Héctor Quiñónes cruzou, o goleiro do time venezuelano espalmou a bola nos pés de Santiago Moreno. O atacante aproveitou e recolocou os colombianos novamente em vantagem: 2 a 1.
O segundo gol do América acabou com o time do La Guaira, que virou presa fácil para os colombianos. E aos 27 minutos, após lançamento de Cabrera, a defesa venezuelana vacilou. Bem posicionado na área, Adrián Ramos conseguiu dominar e marcar: 3 a 1.
Estava tão fácil, que o time do América poderia ter marcado mais gols, mas o goleiro Carlos Olses e a falta de pontaria impediram os colombianos de golear o time da Venezuela.