Diante do caráter de forte instabilidade social vivida no Peru, outro confronto da primeira rodada da fase de grupos Libertadores, além de Sporting Cristal x Flamengo, corre sério risco de ser adiado: Alianza Lima x River Plate.
Leia mais: Formado no Grêmio, atleta do Manchester City comemora gol na Bélgica
Times brasileiros estreiam na fase de grupos da Sul-Americana
O embate envolvendo peruanos e argentinos está agendado para a próxima quarta-feira (6), às 19h15 (de Brasília) onde, apesar do maior “espaço de manobra”, pode ser incluído no mesmo contexto de imprevisibilidade em relação ao jogo do Grupo H.
Isso porque o acontecimento das partidas na cidade de Lima vão de encontro ao clima tenso vivido em território peruano por conta da onda de protestos que se concentraram na capital e em Callao, cidade situada na Região Metropolitana de Lima.
As reinvidicações por conta da alta dos preços dos fertilizantes e também do combustível criaram um ambiente de tamanha tensão que, nas primeiras horas desta terça (5), um decreto do governo nacional prorrogou o estado de emergência nestas duas regiões onde a movimentação de pessoas em áreas públicas foi restringida.
Com apenas integrantes de serviços eessenciais e correlatos tendo permissão para circular entre 2h da manhã e 23h59, a realização dos jogos ficam inviabilizada. Entretanto, até a publicação deste conteúdo, não houve um posicionamento da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sobre a questão.