*Por Mônica Alvernaz
O Sul-Americano sub-20 encerra hoje sua primeira fase de disputa. Ainda com chances de ser uma das equipes no hexagonal final, a seleção peruana acabou alvo de críticas de Paul Cominges, um ex-jogador do país.
Leia mais: Na estreia de Alfaro no Boca, zagueiro desfalca equipe argentina
Rival de Inter e River na Libertadores define equipe titular para o torneio
Hoje aposentado dos gramados, o ex-atacante, falou para a rádio peruana Ovación sobre sua opinião acerca do desempenho da equipe sub-20. “As partidas foram bem ruins no que diz respeito a jogo. O resultado às vezes engana e isso é ruim. É impossível falar de futebol se não há jogo”.
Cominges ainda citou que acredita que o problema está na equipe enquanto conjunto. “O que acontece é que é um jogo coletivo, não se pode medir individualmente. Por mais jogadores bons que existam, o trabalho tem que ser em equipe. Precisaria analisar muito antes de ver apenas um jogador”.
Por fim, o ex-jogador ainda colocou que um bom desempenho individual pode acabar mascarando uma má atuação coletiva. “Se existe um jogador como Yordy Reyna e ele marca três gols, dá a sensação que a equipe jogou bem, mas nem sempre é assim”.
Em sua carreira como atacante, Paul Cominges teve sua trajetória mais forte no futebol peruano. Ele teve passagens por equipes como Universitario, Alianza Lima e Sporting Cristal. O ex-atacante ainda participou de uma Copa América, onde marcou por duas vezes na competição.
Pela última rodada do Sul-Americano Sub-20, o Peru enfrenta a Argentina neste sábado, às 18h10. Em caso de vitória, a seleção peruana conquista uma das vagas para o hexagonal final do torneio.