Agosto mês do desgosto? Não para Leandro Damião

Foto: Divulgação

O atacante Leandro Damião tem ótimas lembranças nesse mês de agosto, um mês de títulos e gols importantes. Em 2010, o atacante tinha apenas 21 anos, fazia sua estreia na Libertadores, e marcando o segundo gol do Internacional no jogo, dava o bicampeonato da competição para o Colorado. O atleta apareceu tarde para o futebol, mas foi pelo Inter que ele teve a oportunidade mostrar seu talento e colocar seu nome na história do clube.

Leia Mais: Envolvido em tiroteio com a polícia, jogador do Boca pode virar desfalque na Libertadores
Superliga Argentina divulga homenagem a lendas do futebol sul-americano

Gols e títulos que vão marcar para sempre sua carreira, aconteceram em um mês que muitos consideram azarento, mas para Damião, foi só alegria. O atacante balançou as redes pela primeira vez numa Libertadores na vitória por 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara em 18 de agosto de 2010, foi campeão e recebeu a medalha das mãos de Pelé, outro fato que ficará marcado na carreira do jogador. Era só começo de uma trajetória repleta de gols do artilheiro.

“O mês de agosto foi muito bom, tive vários momentos bons na minha vida. A Libertadores foi emocionante para mim, pude fazer o gol na final. Ali foi onde tudo começou na minha vida profissional no Inter, onde tive mais oportunidades para poder jogar mais, mostrar meu futebol e conquistar esse título tão importante para todos os colorados” – disse Damião.

O ano de 2011 foi o auge da carreira do craque, assumiu a titularidade e a camisa 9 do Internacional. Além da Libertadores do ano seguinte, os títulos continuaram, e o atacante levantou o caneco do Campeonato Gaúcho, sendo melhor jogador e artilheiro da competição com 17 gols em 13 jogos, totalizando a média de 21 gols em 21 jogos até o mês de março, mas foi em agosto o gol mais bonito do artilheiro. Durante o Campeonato Brasileiro em 21 de agosto de 2011, na partida contra o Flamengo, Damião fez um grande jogo dando uma assistência, de calcanhar, para o gol de Índio e no segundo tempo, marcou o gol mais bonito de sua carreira: uma bicicleta, empatando a partida em 2 a 2.

“O gol de bicicleta foi lindo diante do Flamengo, estádio lotado, Beira-Rio antigo também, nós fizemos um grande jogo contra o Flamengo, foi uma jogada do Dellatorre, cruzando para mim, eu consegui fazer o momento certo e acertando no canto e o BeiraRio rugiu, muito barulho, a torcida foi à loucura, foi lindo” – relembra o atacante.

Damião não esperava que logo em seguida viria o título da Recopa, e justamente no mesmo mês. O artilheiro colorado conquistava o seu terceiro título como jogador profissional, a Recopa, sendo o grande protagonista da competição. No primeiro jogo da final, Leandro Damião marcou o gol do Inter na derrota por 2 a 1 para o Independiente, na Argentina. No segundo jogo, em 24 de agosto de 2011, Damião balançou as redes duas vezes, na vitória por 3 a 1, no Beira-Rio, e conquistou o bicampeonato da Recopa Sul-Americana.

“A Recopa foram dois jogos bem complicados, um na Argentina, que fizemos um grande jogo mas não conseguimos o resultado que nós queríamos lá, mas no antigo Beira-Rio lotado, fazendo muito barulho, todos os jogos lotados, o torcedor sempre nos apoiou, e em dois lances eu fiz os gols e pudemos matar o jogo para conquistarmos o título, foi uma partida marcante demais” – completou o artilheiro.

Fechando o mês apesar da prata, as Olímpiadas abriram portas para o atacante ter oportunidade na seleção brasileira. O Brasil brigava para ser campeão, mas no último passo, acabou parando no México. Apesar da derrota, Leandro Damião vestiu muito bem a amarelinha e representou o país terminando a competição como artilheiro com seis gols marcados.

“Nas Olimpíadas também foi marcante, não foi tão bom quanto esperávamos pois não levamos o ouro, mas fizemos uma grande competição apesar de perder para o México que também fez uma grande campanha. Para mim foi muito importante pois acabei como artilheiro das Olimpíadas fazendo muitos gols e aparecendo cada vez mais no cenário nacional” – completou Damião.

O atacante coleciona excelentes lembranças no mês de agosto e hoje vive um grande momento pelo Kawasaki Frontale. Artilheiro da equipe japonesa na temporada com 11 gols e 5 assistências, está entre os principais brasileiros que jogam na Ásia. Damião inclusive marcou seu 11º gol na Copa do Imperador na última quarta, na vitória por 2 a 1 sobre o Okayama.

error: Futebol Latino 2023