AFA termina com sistema de Promedio em divisões inferiores e mira Superliga

afa-termina-com-sistema-de-promedio-nas-divisoes-inferiores-Futebol-Latino-21-02
Foto: Divulgação

Dirigentes da Associação do Futebol Argentino (AFA) se reuniram na sede da entidade na última quarta-feira (20) para tomarem decisões importantes e que afetam diretamente os clubes que jogam nas divisões inferiores do futebol nacional: Primera B Nacional, Primera B, C e D Metropolitana além do Torneo Federal A, B e C.

Leia mais: Ex-Corinthians e Bota, Nicolás Lodeiro revela o time que deseja encerrar a carreira
Federação Mexicana tem projeto de implementar estilo “à la Barcelona”

E ficou decidido que, a partir da temporada 2019/2020, não existirá mais a aplicação do chamado Promedio, sistema que calcula o rebaixamento das equipes levando em conta o desempenho dos últimos três campeonatos.

A outra decisão tomada pelos dirigentes foi a retomada do modo de disputa com Apertura e Clausura no formato chamado pelos argentinos de “torneios curtos”, ou seja, com campeões em separado e de apenas um turno jogando todos contra todos.

Inicialmente essas manobras de regulamento não serão aplicadas para a Superliga Argentina, torneio que também é gerenciado de maneira mais próxima pelos clubes. Porém, existe uma ideia de conversa com os integrantes dessa competição para que, em 2020/2021, isso também seja uma realidade na elite argentina.

Segundo revelou o diário Clarín, essas modificações seriam aplicadas já com o torneio tendo se reduzido em número de participantes, caindo das atuais 30 equipes para 22, além da retomada do Apertura e Clausura com dois campeões nacionais por temporada.

Nesse momento, Belgrano, Tigre e San Martín de Tucumán estão caindo pelo sistema de Promedio. Caso o término dessa regra se desse já para 2018/2019, além do clube de Córdoba, Argentinos Juniors, Patronato e San Lorenzo estariam rebaixados.

error: Futebol Latino 2023