*Por Tiago Emanuel
As três vagas destinadas a clubes mexicanos na Copa Libertadores de 2017 estão desocupadas. Após decisão que tornou a competição mais alongada, a Federação Mexicana de Futebol tornou oficial a decisão de não participar da edição de 2017.
Leia mais: Orozco sobre o Monterrey: “Enquanto for da vontade da diretoria, estarei aqui”
Enrique Cáceres representará a arbitragem sul-americana no Mundial
O anúncio veio após dirigentes estudarem inclusive participar da Libertadores com equipes alternativas, como o sub-23, mas o caminho mais drástico foi escolhido.
As vagas mexicanas eram divididas entre o campeão da Supercopa Mexicana e os dois melhores classificados no torneio Apertura que não chegaram à Champions League da CONCACAF.
A decisão mexicana acontece dias após a CONMEBOL decretar o aumento de participantes da Copa para 44, e ainda não há decisão da entidade sul-americana em relação às três vagas abertas.
A Libertadores não dava acesso ao Mundial de Clubes para os clubes mexicanos, mesmo tornando-se vencedores. Apesar disto, o país chegou a três finais continentais, com Cruz Azul (derrota para o Boca Juniors em 1998), Chivas (derrota para o Internacional em 2010) e Tigres (derrota para o River Plate em 2015).