Definidos desde a última semana de agosto, os semifinalistas da Sul-Americana começam oficialmente a disputa nesta terça-feira (26) com o embate entre Corinthians e Fortaleza. Ao longo da história, as duas equipes já se enfrentaram em outras 30 ocasiões com a equipe alvinegra levando a melhor em 19 confrontos. Além disso, foram apenas quatro vitórias do Fortaleza e sete empates.
Leia mais: Messi continua como dúvida para jogo decisivo do Inter Miami
Lista de dispensa! Veja os nomes que podem sair do Flamengo
A última vez que os times se enfrentaram em uma disputa de caráter eliminatório foi em 2008, pela Copa do Brasil. Naquela época, pelas quartas de final do torneio nacional, o Timão saiu vitorioso em ambas as partidas e avançou até a decisão onde ficaria com o vice-campeonato ao ser derrotado na decisão, em dois jogos, pelo Sport.
Com isso, para ‘aquecer’ a repetição de um confronto de mata-mata entre esses clubes, vamos relembrar a trajetória das equipes nesta edição da Sul-Americana.
Corinthians
O Corinthians conseguiu sua vaga na Sul-Americana após encerrar a participação no Grupo E da Libertadores em terceiro lugar. Assim, o clube do Parque São Jorge já entrou na disputa pelos playoffs de oitavas de final, onde enfrentou o Universitario, e venceu ambos os jogos.
Nas oitavas de final, pegou os argentinos do Newell’s Old Boys, vencendo o primeiro confronto, em casa (2 a 1), e empatando em 0 a 0 no segundo – o suficiente para garantir sua classificação. Nas quartas, eliminou outro argentino, o Estudiantes, em uma disputa de pênaltis após ganhar na ida por 1 a 0, como mandante, e perder pelo mesmo placar na cidade de La Plata.
O Corinthians vem sofrendo com baixas no seu elenco em um curto período de tempo. Nos últimos meses, além de Roger Guedes, Adson e Murillo foram negociados com clubes do exterior, colocando o time comandado por Vanderlei Luxemburgo em uma situação complicada no sentido de repôr as baixas.
Fortaleza
O Leão do Pici fez história em sua trajetória na Sul-Americana, sendo não apenas uma marca para a equipe, mas também para todo o futebol nordestino que nunca chegou tão longe em uma competição continental.
Na fase de grupos, o Fortaleza liderou o Grupo H, com cinco vitórias e apenas uma derrota, para o Estudiantes de Mérida. Eliminou o Libertad, nas oitavas de final, com uma vitória e um empate. Nas quartas de final, dominou o América-MG e, agora, luta para continuar deixando sua marca no campeonato.
Os torcedores que desejam se preparar para a conclusão desse embate já podem começar a pesquisar por passagens de ônibus para Fortaleza, pois a decisão ocorre na Arena Castelão, no dia 3 de outubro.
*Por Agência Conversion