bonus de cadastro

A situação da América Latina na Copa do Mundo

a-situacao-da-america-latina-na-copa-do-mundo-Futebol-Latino-29-11
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

À partir das 12h (de Brasília) desta terça-feira (29) começa a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo onde, pensando no ambiente das seleções que representam a América Latina, apenas duas delas já tiveram seus destinos devidamente traçados.

Leia mais: Real Madrid estaria interessado na contratação de Enzo Fernández
Aguero sai em defesa de Messi e discute com boxeador na rede; confira

No caso da Seleção Brasileira, as vitórias contra Sérvia e Suíça carimbaram o passaporte dos comandados de Tite as oitavas de final, restando definir, somente, a posição no Grupo G. Por sua vez, os dois reveses para Bélgica e Canadá encerraram o sonho do Canadá em disputar o seu primeiro mata-mata de Copa.

Sendo assim, o Futebol Latino montou um guia sobre o que as outras seis seleções latino-americanas precisam fazer para se garantirem nas oitavas de final do Mundial no Qatar. A ordem escolhida foi em relação a distribuição nos grupos de A até H. Confira!

Equador

Tendo quatro pontos e estando em segundo lugar no Grupo A (empatado com a Holanda na pontuação, porém perdendo no critério de desempate do fair play), empatar diante de Senegal, nessa terça, é suficiente para a classificação. Para ficar em primeiro no grupo, os equatorianos precisariam vencer e torcer por um tropeço dos holandeses contra o já eliminado Qatar ou conseguir o mesmo resultado dos europeus, porém marcando mais gols.

Estados Unidos

Os norte-americanos estão no terceiro lugar do Grupo B com somente um ponto atrás do Irã, vice-líder, e da ponteira Inglaterra. Enfrentando os iranianos na rodada derradeira, só a vitória interessa para os EUA onde, se vier combinada de derrota inglesa frente a País de Gales, renderá também a liderança da chave.

Argentina

Com três pontos e na segunda posição do Grupo C (um ponto atrás da Polônia), a Albiceleste precisa vencer para não depender do confronto entre Arábia Saudita e México. Caso vença, além da vaga nas oitavas, assegura a primeira posição caso um possível triunfo árabe não venha com maior saldo de gols para tirar a atual diferença existente de dois tentos.

BANNER IN TEXTLEGEND PLAY MEDIA BR

México

Na lanterna do grupo com somente um ponto onde também estão Polônia, Argentina e Arábia Saudita, em ordem de classificação, a situação mexicana é mais delicada. Sem possibilidade de terminar como líder da chave, a combinação mais viável para La Tri é vencer os árabes e torcer por um triunfo polonês sobre os argentinos. Pensando em outras combinações agregadas ao seu triunfo, existe a necessidade de tirar uma diferença mínima de saldo atualmente em três gols.

Costa Rica

Los Ticos estão na terceira posição do Grupo E, mas contam com a diferença pequena de pontuação (igualado com o Japão e apenas um da Espanha) como “trunfo” da rodada final. Enfrentando a Alemanha, uma vitória assegura a vaga independente do outro resultado já que, naturalmente, espanhois e japoneses vão tirar pontos um do outro. Sendo que, no caso de empate combinado a sua vitória, os costarriquenhos se classificam como líderes da chave.

Uruguai

Com a pior campanha dentre todos os representantes latino-americanos na Copa ao lado do México, os uruguaios tem somente um ponto e ocupam a lanterna do Grupo H onde Portugal já está classificado (seis pontos) e é seguido por Gana, com três, e Coreia do Sul, também com um ponto ganho. Duelando com os ganeses na rodada final, a combinação mais simples seria de vitória e ao menos um empate entre portugueses e sul-coreanos.

error: Futebol Latino 2023