Por Alexsander Vieira
Atuando no futebol brasileiro, Yerry Mina foi um dos maiores destaques entre defensores nos últimos anos. Mas, ao desembarcar na Europa a projeção que teve no Palmeiras não se concretizou, mesmo com passagens por Barcelona e Everton, da Inglaterra.
Aliás, no clube inglês, Mina já disputou três temporadas e pouco foi falado como um dos destaques da Premier League. Na última temporada, disputou 29 partidas, sendo 60% delas como titular e anotou apenas três gols, pouco para quem deixava os torcedores rivais bem preocupados em jogadas áreas no Brasil. Ao todo, na Inglaterra foram 77 jogos e seis tentos anotados.
Onde Mina pode reencontrar o brilho que teve no Palmeiras?
A primeira resposta sempre é o próprio Palmeiras. Ainda mais hoje com um trio formado com Gustavo Gómez e Renan, com o paraguaio se destacando muito em bolas paradas, assim como Mina. Porém, outros caminhos como Flamengo, Atlético-MG entre outros no Brasil, também cairiam muito bem. Gerson retornou ao país canarinho e já está recebendo uma nova oportunidade no Velho Continente.
E na Europa?
Pelo talento que já demonstrou no Brasil, Mina tem totais condições de ainda no Everton retomar aquela projeção, mas Portugal também é uma boa pedida. Assim, clubes como o Benfica, de Jorge Jesus e uma dupla no Porto com Pepe, poderiam ser agradáveis para o colombiano.
Sampaoli está vibrante no mercado, já levou Gerson e quer mais um reforço para o meio-campo, Mina poderia ajustar o sistema defensivo do treinador. Por fim, que tal o futebol que mais ”favorece” os zagueiros, como o futebol italiano? Milan, Roma, Sassuolo, também são ótimas opções.