*Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino
O Santos ainda está lutando para conquistar a sua vaga na próxima fase da Copa Libertadores. Dessa forma, o próximo confronto do Peixe é diante do Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira, 26. Os equatorianos nunca conquistaram uma Liberta e tentam fazer história na competição.
Leia mais: Time de Ronaldo Fenômeno cai para 2ª divisão na Espanha e gigante da América perde dinheiro; entenda
Sem Cavani, Boca Juniors já tem centroavante na mira
O Barcelona foi o primeiro a se classificar pelo Grupo C do torneio. Atualmente, a equipe é líder, desbancando os gigantes Santos, Boca Juniors e The Strongest. Com três vitórias, um empate e uma derrota, ficou na ponto do grupo, somando dez pontos. Com isso, foi um dos times a garantir uma vaga para as oitavas.
Para garantir um bom resultado, o Barcelona tenta reverter o mau retrospecto. Em Guayaquil, o time encarou o Santos três vezes. Ao todo, o Peixe venceu em duas oportunidades, empatando a outra. Além disso, os paulistas marcaram dez gols, enquanto os equatorianos anotaram quatro tentos.
O último encontro entre as equipes no Equador acontece pela ida das quartas de final da Libertadores de 2017. Na ocasião, Bruno Henrique, que hoje está no Flamengo, abriu o placar. Contudo, Jonatan Álves empatou. Na volta, os equatorianos levaram 1 a 0, sendo eliminados. Além disso, como mandantes, a equipe de Guayaquil venceu em três de 11 jogos – tem, então, o aproveitamento de 39,3%.