Existem determinadas partidas que dão uma sensação de renovação na ideia do torcedor de futebol que acredita na máxima pregada há muito tempo onde o esporte bretão é aquele que tem a maior capacidade do “mais fraco” vencer o “mais forte”.
E foi exatamente isso que aconteceu na noite dessa terça-feira no Serra Dourada onde, vencendo por 2 a 0, o Brasília eliminou o Goiás e cravou seu nome na história da Copa Sul-Americana em sua primeira participação no torneio continental.
Desde o início da partida, apesar de se posicionar claramente na defesa esperando os contra-ataques, o time do Distrito Federal se mostrou mais tranquilo e determinado a sair de campo com a classificação. Porém, faltou poder de fogo na primeira etapa a equipe candanga, que pouco ofereceu perigo ao arqueiro Renan.
Do lado do Goías, muita dificuldade em furar o bloqueio do Brasília mesmo estando com a equipe titular, que conseguiu no máximo um corte salvador do lateral brasilense Dedê em finalização de Erik.
No segundo tempo, logo aos cinco minutos, o Brasília cobrou escanteio pela ponta esquerda do ataque com Morais e o zagueiro André, finalizando bonito de pé direito no meio da zaga esmeraldina, abriu o marcador em Goiânia.
O tento do time Colorado parece ter desestabilizado ainda mais o Goiás que, além de errar ainda mais na troca de passes, começou a oferecer mais espaços para os visitantes, vindo de um desses erros de posicionamento a origem do segundo gol candango.
Giba recebe um excelente passe dentro da grande área adversária e enxerga a entrada de Bruno Morais que, próximo a marca do pênalti, faz o segundo do Brasília em pleno Serra Dourada.
A chance mais clara dos goianos de tentar se animar em busca de compensar o prejuízo ficou nos pés do jovem Erik, que sofreu pênalti de Índio ainda aos 20 minutos da etapa complementar.
Mas o camisa 11 dos anfitriões acabou tirando demais a bola do alcance de Arthur e acertou a trave, praticamente decretando a eliminação.
A partir daí, foi apenas uma questão de tempo até o apito final do árbitro e a confirmação de uma noite inesquecível para os atletas do Brasília.
O próximo adversário do clube brasiliense na Copa Sul-Americana sairá do jogo entre Atlético-PR e Joinville na próxima quinta-feira (27), às 21h15, ma Arena da Baixada. No primeiro encontro, os paranaenses triunfaram por 2 a 0 em Santa Catarina.