Sem base brasileira, jovem fala sobre carreira iniciada na Europa

sem-base-brasileira-jovem-fala-sobre-carreira-iniciada-na-europa-Futebol-Latino-27-02
Foto: Divulgação/FC Lviv

As categorias de base do futebol brasileiro são verdadeiros celeiros de jovens talentos. Entretanto, existe as raras exceções daqueles que se profissionalizam sem ter atuado em categorias menores. Este é o caso meia Welves Santos, de 20 anos, que defende o FC Lviv, da Ucrânia.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia mais: “Temos que fazer nossa parte”, afirma zagueiro sobre briga pelo acesso na Turquia
Livre no mercado, Johnny Herrera revela onde quer jogar

O jovem jogador não chegou a jogar por time de base e, aos 17 anos, foi se profissionalizar no futebol europeu. Segundo ele, esse seu início longe do Brasil foi positivo.

“Foi melhor até porque saí novo, claro que quando eu cheguei aqui faltava algumas coisas, como maturidade e experiência. E se tivesse uma base no Brasil chegaria um pouco mais maduro aqui. E ao decorrer do tempo fui evoluindo e as coisas foram acontecendo naturalmente. Eu saí através de um projeto, treinei durante um dias e um olheiro russo me levou para a Ucrânia”, disse Welves.

“Treinei por mais três meses até tirar o passaporte e fui para lá. Cheguei no FC Lviv treinando com o elenco profissional, só não jogava porque ainda não tinha 18 anos. Daí comecei no time B, para pegar ritmo de jogo, e depois fui ganhando espaço no time principal”, acrescentou.

Welves Santos chegou a ter passagens rápidas pela base doe Corinthians e Athletico-PR. Porém, depois de uma fase ruim, onde pensou a desistir da carreira como jogador, um projeto em São Paulo o colocou de volta nos trilhos.

“Toda vez que iam me inscrever dava algo de errado, estava treinando com os times e ficou no ‘quase’ para dar o pontapé na minha carreira. Eu já ia desistir, vim da Bahia e fiquei um ano e meio em São Paulo, foi um momento muito difícil para mim. Eu tinha passado na avaliação do Corinthians e iam me alojar com o elenco sub-20 para jogar a Copinha, mas não deu certo porque me atrasei em um amistoso. Eu não tinha dinheiro para pegar a condução e o cara que ia me dar chegou tarde do trabalho”, relembrou.

Atualmente, Welves Santos se recupera de uma lesão no pé e realiza fisioterapia para voltar aos gramados, com previsão para o final de março. O jogador soma 21 jogos pelo FC Lviv e seis pelo Lokomotíva Košice, da Eslováquia.

error: Futebol Latino 2023