O caso onde o atacante uruguaio Edinson Cavani foi punido pela Federação Inglesa por conta de uma postagem que foi julgada como de cunho racista segue repercutindo na América do Sul onde até mesmo a Conmebol se manifestou.
Leia mais: Atenção, Palmeiras! Marcelo Gallardo é carrasco dos brasileiros
Confira o vídeo de anúncio de D’Alessandro no Nacional
Em nota publicada nessa terça-feira (5), a entidade considerou que a pena aplicada ao atacante do Manchester United “não considera as características culturais e o uso de certos termos na fala cotidiana do Uruguai”.
O pronunciamento da Conmebol ainda continua que “o julgamento desse tipo de declaração, marcando um processo que pode derivar em penalidades ao atleta e que afetam sua reputação e bom nome, devem ser realizadas sempre atendendo o contexto em que foram vertidas e, sobretudo, as peculiaridades de cada jogador e cada país.”
Por fim, a regedora do futebol no continente sul-americano reforça seu compromisso de combate “a qualquer manifestação racista ou discriminatória”, mas avalia que o “caso pontual” da condenação de Cavani “não configura algo do tipo”.
Entenda o caso
Após fazer dois gols e ainda ter dado uma assistência na vitória de virada por 3 a 2 sobre o Southampton pelo Manchester United em novembro do ano passado, o atacante uruguaio Edinson Cavani acabou virando notícia por uma repostagem de agradecimento ao elogio feito por um amigo pessoal onde colocou a seguinte legenda no stories: “Obrigado, negrito”.
O comentário não foi nada bem recebido pelos seguidores que acusaram de Cavani ter sido racista, algo que, de maneira confessa, foi visto pelo atleta que preferiu apagar rapidamente o compartilhamento em que continha a frase.
No seu feed de postagens, a conta do atacante dos Red Devils fez uma postagem no dia 30 de novembro onde quis prestar esclarecimentos sobre sua mensagem alegando que a única intenção era, efetivamente, agradecer a postagem do amigo (que aparece na foto do esclarecimento) além de reforçar sua total oposição ao racismo.
Entretanto, não deixou de considerar que preferiu apagar o post quando foi alertado de que a interpretação poderia ser de cunho racial:
“A mensagem que publiquei depois da partida de domingo tinha a intenção de ser uma saudação afetuosa para um amigo, agradecendo as felicitações depois da partida. A última coisa que eu queria era ofender alguém, me oponho completamente ao racismo e apaguei a mensagem assim que se explicou que se poderia interpretar de maneira diferente. Eu gostaria de me desculpar sinceramente por isso.”
Além do aspecto moral, o atacante de 33 anos de idade foi sancionado pela Football Association (FA) com uma punição de três partidas além de multa no valor de 100 mil libras, algo equivalente a quase R$ 710 mil.