O técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez era um completo desconhecido em maio de 2019 quando assumiu a equipe principal do Independiente Del Valle. Mas seus bons resultados o fizeram ganhar notoriedade dentro do Equador e fora dele, principalmente no Brasil. Haja vista o interesse do Palmeiras (a negociação não evoluiu e o clube acabou acertando com o português Abel Ferreira) e agora do Internacional pelo seu trabalho.
Clima tenso: jogadores do Boca discutem durante clássico; veja o vídeo
Mas você sabe a trajetória dele e seus números como treinador do Independiente Del Valle? Pois é o que vamos mostrar para vocês a seguir, confira:
O Espanhol começou sua carreira treinando o time de base do UD Las Palmas, time da cidade na qual ele nasceu, de 2004 até 2012. Em seguida foi para base do Alavés, também da Espanha, mas só ficou 3 meses. Após essa última curta passagem, ele foi para o Aspire, do Catar. Ficou lá de setembro de 2012 até maio de 2018 treinando a equipe de base do clube. Em junho daquele ano deixou a Ásia para vir coordenar a base de um clube equatoriano chamado Independiente Del Valle. Em maio de 2019, com a saída do treinador Ismael Rescalvo (foi para o Emelec), Ramírez assumiu a equipe profissional.
O treinador espanhol, de 36 anos, ficou no Independiente del Valle 1 ano e meses (em dezembro de 2020, durante entrevista coletiva, ele anunciou eu estava deixando o clube) e ganhou um título, que foi a Copa Sul-Americana de 2019. Nesse período, sob o comando de Ramírez, o Del Valle disputou 69 jogos, venceu 32, empatou 16 e perdeu 21.
O site transfermarkt.com.br serviu como fonte de consulta para elaboração dessa matéria.