* Por Roberto Junior
Federico Valverde tem sido uma das principais promessas do Real Madrid e da seleção uruguaia. E ao abrir o placar no jogo contra o Barcelona, o meia entrou para a história do futebol celeste ao se tornar o primeiro uruguaio a fazer um gol no ‘El Clásico’ pelos Merengues.
leia mais
United mira uruguaio do Real caso Pobga volte a pauta dos espanhóis
Destaque na vitória do Benfica, uruguaio ganha elogios de Jorge Jesus
Antes de Valverde, nenhum outro uruguaio tinha balançado as redes contra o Barcelona vestindo as cores do Real Madrid. De acordo com o site Transfermarkt, são nove os jogadores do país sul-americano que jogaram pelos merengues, porém não conseguiram marcar contra os principais rivais da Catalunha.
Seus compatriotas Carlos Diogo e Sergio Rodriguez jogaram pelo Real Madrid e até marcaram diante do Barcelona, mas esse feito aconteceu quando ainda vestiam a camisa do Zaragoza, e Málaga e Hércules, respectivamente.
Além de Fede Valverde na temporada atual, e Carlos Diogo e Sergio Rodriguez já citados, o Real Madrid também teve como uruguaios: José Santamaria, Héctor Ramos, Julio César Britos, Federico Magallanes, Juan Alberto Acosta e Gary Kagelmacher.
Valverde vai alcançar Luiz Suarez?
Se esse foi o primeiro gol de um uruguaio com a camisa do Real Madrid no El Clásico, Luis Suárez é o compatriota de Valverde recordista em tentos no duelo. Em 15 partidas, o ‘Pistolero’ marcou 11 vezes entre La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.