Durante entrevista que concedeu ao veículo espanhol Marca, o proprietário do Chivas, Amaury Vergara, pontuou que enxerga semelhanças na visão de diferentes aspectos entre o clube de Guadalajara e o Barcelona.
Leia mais: Time da Libertadores sonha com a chegada de Jackson Martínez
Christian Cueva é indicado para trabalhar com ídolo do futebol sul-americano
Quando questionado sobre em que modelo europeu a sua gestão tinha como referência para um trabalho de crescimento e modernização, Vergara até relacionou o fato de só possuir atletas mexicanos com a política do Athletic Bilbao e a presença de nomes nascidos ou com descendência do País Basco.
Contudo, pensando no aspecto esportivo e de planejamento de carreira, ele entende que existe uma semelhança mais próxima com o trabalho de La Masia e a ideia de formar um time com peças vindas majoritariamente das categorias de base.
“Não é fácil gerenciar uma equipe com só uma nacionalidade, é um objetivo distinto. Tem as qualidades de uma cultura, mas algumas debilidades que você não pode mitigar trazendo jogadores de outra parte do mundo. Podemos nos comparar com o Athletic. Por outro lado, estamos recuperando nossa força como equipe formadora. As equipes europeias nos inspiram porque as ligas mais exitosas do planeta são europeias e creio que é uma influência importante para o que acontece no México”, disse Vergara, completando:
“(…) Temos muita coisa em comum com o Barcelona, há semelhanças, no estilo de jogo, na essência de como queremos armar equipes com nomes da casa e com grande figuras. O sonho é que muitos jogadores façam a sua carreira no Chivas, por esse tipo de coisa somos similares ao Barça.”