Presidente da AFA indica quando treinos serão autorizados na Argentina

Foto: AFP

O futebol na Argentina já sabe quando dará o seu primeiro passo na direção de retomada das competições segundo revelou o presidente da Associação do Futebol Argentina (AFA), Claudio Tapia, em anúncio oficial veiculado na última terça-feira (16).

Leia mais: Ex-Inter de Milão deve assumir gigante da América do Sul
Juninho participa de live e relembra títulos pelo Palmeiras

A ideia é fazer com que todos os times profissionais só tenham autorização para voltar as suas atividades quando a nação entrar no equivalente a Fase 4 do protocolo de flexibilização do isolamento social no combate a pandemia do novo coronavírus.

“Todos queremos que a bola role, mas o mais importante é a saúde. Depois das diferentes conversas que tivemos com o Ministro da Saúde, decidimos tomar medidas importantes. Decidimos que a volta dos treinamentos será quando todo o país esteja na Fase 4. Dessa maneira, nenhuma equipe terá vantagem esportiva e todos estarão em igualdade de condições. Quero comunicar que formamos uma equipe médica que vai ser encarregada de transportar o protocolo montado pela AFA para as diferentes categorias. Vamos convocar médicos de diferentes categorias do futebol. Esse mesmo protocolo, uma vez finalizado, será levado as autoridades para que seja avaliado e aprovado”, detalhou o mandatário da entidade que rege o futebol argentino.

A medida segue linha diferente do que ocorre no Brasil e a necessidade de decisões regionalizadas para a liberação das atividades presenciais. Enquanto em alguns estados a volta aos treinos ainda está sendo estudada (São Paulo, por exemplo), em outros os treinos e datas para retomada dos torneios já estão fixadas (casos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e confirmadas, como no Rio de Janeiro.




Em relação a questão financeira para a garantia do cumprimento dos protocolos, Tapia destacou que a Associação do Futebol Argentino dará suporte aos clubes, estando nesse momento em processo de captação de recursos:

“A AFA está trabalhando para obter os recursos econômicos para acompanhar os gastos para que todas as instituições possam cumprir com todos os requisitos. Assim, o protocolo pode ser cumprido e o futebol poderá voltar.”

Em números totais baseados na última atualização disponível, são 34.159 casos de infecção com 878 mortes, estatísticas que colocam o país como um dos mais competentes em todo o continente no combate a Covid-19.

error: Futebol Latino 2023