A União Nacional do Futebol (UNAFUT), organização que gerencia os clubes que militam na primeira divisão do futebol na Costa Rica, divulgou na última terça-feira (12) medidas que serão adotadas para o retorno do futebol no país em prevenção a Covid-19.
Leia mais: Marcelo Gallardo é comparado a lenda Alex Ferguson
Integrante da Conmebol fala em Libertadores terminando só em 2021
A cartilha de atitudes também foi aprovada pelo Ministério da Saúde e o Ministério do Esporte costarriquenhos em nação onde foram registrados oficialmente 801 casos do novo coronavírus com 517 pacientes considerados como curados e sete óbitos.
A data, aliás, já foi fixada como o próximo dia 20 de maio, sem a presença de público, onde o Clausura da Costa Rica será retomado de onde foi paralisado: a 16ª das 22 rodadas previstas na etapa de classificação.
Na oportunidade, o Saprissa liderava a competição com 33 unidades seguido do Alajuelense, com 29, enquanto Herediano (26) e ADR Jicaral (22) fecham o G4 de equipes que vão para a semifinal. Após jogos de ida de volta, são definidos os finalistas que fazem a disputa do título também em duas partidas.
Dentro das medidas implementadas pelo protocolo sanitário constituído, algumas medidas de contenção chamam a atenção por serem retratos da nova realidade. Isso porque atos considerados antes como nada higiênicos (porém não motivadores de advertência) como cuspir no gramado ou assoar o nariz agora serão suficientes para o cartão amarelo.
Confira outras medidas adotadas pelo futebol costarriquenho para retomar as atividades:
– Lavagem das mãos e uso de álcool em gel no túnel de entrada, no fim do primeiro tempo, antes do começo do segundo e no fim das partidas;
– Sem cumprimentos de qualquer ordem ou comemoração em grupo dos gols;
– Limite de inscritos em cada partida de 18 atletas e a proibição de jogadores não-relacionados no estádio;
– Banco de reservas com o respeito do distanciamento e uso de máscaras, algo válido também para o quarto árbitro;
– Jogadores com máscaras nos ônibus, na zona mista e proibidos de sentarem-se em duplas, compartilharem quartos de hotéis ou veículos pessoais;
– Checagem médica prévia as partidas com remoção, condução a um centro médico e isolamento dos atletas que apresentarem algum sintoma de Covid-19.