*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Em geral, espera-se um grande número de gols vindo de jogadores que atuam mais adiantados no campo e consegue finalizar as bolas que sobra na área. No entanto, quando o quesito é numero de gols, o grande destaque no clube de Sulana é um meio-campista.
Leia mais: Frank Lampard se defende após ser vaiado pela torcida do New York City
Christian Santos: “O ambiente no vestiário da Venezuela é muito bom”
O nome do goleador do clube peruano é Róbinson Aponzá. Ele é colombiano, tem 27 anos e chegou ao Alianza Atlético no meio do ano passado para compor elenco. No entanto, seu desempenho vem superando as expectativas e mantém a alta média de 1 gol a cada 93 minutos jogados.
Em 2016, Aponzá já fez dois hat-tricks, isto é, marcou 3 gols em uma única partida. A mais recente ocorreu na útima rodada do Apertura, no confronto diante do Universidad Cesar Valejo, em que Aponzá fez todos os gols da partida na vitória por 3×1. A outra vez que conseguiu tal feito foi em fevereiro, pela 2ª rodada do Apertura na vitória de 4×1 sobre o Unión Comercio.
Apesar da boa fase, a vida do colombiano nem sempre foi fácil. Quando atuou pelo Deportes Tolima, Aponzá chegou a ficar 4 meses afastado por uma lesão no tornozelo.
Entretanto, isso não impediu que o meio-campo tivesse conquistas na carreira. Dos 11 clubes pelos quais atuou, Aponzá conquistou três títulos: em 2008 pelo América de Cali, na temporada 2009-2010 pelo Cortuluá e em 2011 pelo Olimpia.
Para tentar levar mais um título pra casa, Aponzá precisa manter o bom desempenho que vem mostrando até aqui. Maior goleador do campeonato peruano, o colombiano já balançou as redes adversárias em 14 oportunidades e colabora de forma relevante para os 23 pontos do Alianza Atlético na competição, que dão ao clube a 6ª posição na tabela de classificação do Apertura.