O mundo do futebol vive um momento de muitas incertezas onde ligas, federações e dirigentes buscam soluções e datas para a retomada dos campeonatos. Alguns países, como Holanda e França, já decretaram o fim de seus torneios em decisões que geraram muitos debates. Contudo, nenhuma competição até o momento teve uma decisão tão surpreendente como a liga mexicana.
Leia mais: Riquelme estaria em “rota de colisão” com outro dirigente do Boca Juniors
Experiente lateral-esquerdo sofre acidente de trânsito no Paraguai
A Federação Mexicana de Futebol optou por colocar em curso decisão que já era há bastante tempo trabalhada nos bastidores e oficializou a mudança da regra dos próximos campeonatos. Isso porque ficou acertada a suspensão por seis anos do rebaixamento e promoção do campeonato, medida que extinguiu a Ascenso MX.
O brasileiro William, meia-atacante do Toluca, falou sobre essa mudança na competição:
“Já vinham conversando sobre a possibilidade, mesmo assim é muito diferente né. Passamos tantos anos jogando em um sistema quase que universal de competições com rebaixamento e com acesso e agora por aqui mudaram. Vamos esperar os anos passarem para analisarmos melhor isso.”
O Apertura da Liga MX terminou com o Monterrey derrotando o América na final. O Toluca terminou a competição como 17º colocado. William atuou em 17 jogos, ficou mais de mil minutos em campo e começou como titular todos os jogos.
” Estou me sentindo muito bem, antes da pausa vinha num momento excelente fisicamente. Agora, estou treinando aqui em casa para voltar melhor ainda e ajudar o clube”, agregou.
O futebol mexicano está paralisado desde 15 de março sendo que os últimos jogos foram válidos pela 10ª rodada do Clausura. A Federação do país vai realizar uma reunião no mês de maio para saber do Ministério da Saúde se os jogos poderão acontecer e quais medidas deverão ser tomadas para a segurança sanitária dos envolvidos nas partidas.
“Primeiro temos de pensar na saúde de todos, as pessoas precisam estar seguras e bem de saúde. Depois podemos pensar na volta dos esportes”, finalizou William.
O Toluca chegou até a semifinal da Copa MX e está na 15ª posição no Clausura com dez pontos. Competição que tem, até o momento, o Cruz Azul como líder com 22 pontos conquistados.