O formato que é atualmente conhecido de Apertura e Clausura que compõe o campeonato paraguaio pode estar com os dias contados se uma proposta que foi levantada nessa semana tiver uma aplicação prática, o que aumentaria o número de jogos dentro do calendário nacional.
Leia mais: Técnicos x Imprensa: Relação de amor e ódio
Segundo as informações que foram apuradas pelo site D10, uma proposta que teve como formulador um dos setores da Associação Paraguaia de Futebol (APF), a Divisional Profissional, teria como formatação um campeonato de 33 ao invés das atuais 22 rodadas, o que acrescentaria mais um turno ao torneio.
A proposta aparentemente ainda está em fase embrionária e não possui nenhuma definição no que se refere a aspectos como modificação ou não do sistema de descenso e classificações a competições continentais. Tanto é que, antes de ser apresentada aos diretores dos clubes para um aval definitivo, essa possibilidade ainda está passando por uma análise mais profunda da APF.
Pelo fato de quem um terceiro turno naturalmente não poderia seguir a ordem de manter a justiça de cada clube jogar um turno em sua casa diante de todos os adversários, a terceira série de jogos tem como suporte na proposta a realização de um sorteio para definir o local da partida e, para não haver prejuízo de arrecadação, a renda seria dividida ao meio. A intenção é de, caso sejam aprovadas, colocar em prática essas mudanças já para o ano que vem.