Fortaleza promove tradução de entrevistas em libras durante quarentena

Foto: Divulgação/Fortaleza

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Fortaleza tem emitido sonoras e comunicados referentes a medidas adotadas pelo clube. Para que as mensagens tenham um alcance ainda maior entre seus torcedores, o tricolor compartilha vídeos de seu intérprete oficial de Libras, Crystomberg Silva, traduzindo esses comunicados, para possibilitar que os torcedores surdos também tenham acesso às informações.



Leia Mais: Algoz do Palmeiras, Benedetto faz revelação bombástica sobre a carreira
Presidente do Vitória, sobre abrir mão de salário: ‘Claro que não’

Crystomberg detalha como vem realizando esse trabalho e a repercussão entre a torcida: “Com a chegada da pandemia do Coronavírus, percebemos que os torcedores surdos não puderam acompanhar as manifestações dos profissionais do clube. Informações importantes, como as decisões tomadas pelos dirigentes, e também para saberem como está a rotina dos atletas. A repercussão junto à comunidade surda torcedora do Fortaleza tem sido muito positiva”.

A iniciativa começou em 2018, durante uma homenagem ao ex-lateral do clube, Chiquinho, por meio do projeto “Leão 100”. Após esse evento, o tricolor de aço adotou como uma rotina, nos anos de 2019 e 2020, a presença de intérprete em todas as entrevistas coletivas e apresentações de reforços.

O segundo vice-presidente do clube, Dr. Rolim Machado, elogia a ação e explica a importância dessa comunicação com a comunidade surda: “A permanência dessa visão inclusiva busca quebrar paradigmas e eliminar rótulos relacionados as barreiras linguísticas. A difusão da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), reconhecida como segunda língua oficial do país pela Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002, é uma forma de respeitar o acesso a comunicação à comunidade surda”, destaca o dirigente.

No início do campeonato brasileiro de 2019, o Fortaleza era a única equipe da Série A do Brasileiro que realizava esse tipo de ação. Na segunda divisão, o Paysandu também realizou esse serviço.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará, como forma de prevenção ao avanço da Covid-19, o clube interrompeu todas as suas atividades até segunda ordem e somente aqueles setores cuja natureza da função permite a realização de home office seguem funcionando.

error: Futebol Latino 2023