A pandemia do coronavírus que tomou proporções globais chegou de maneira impactante em praticamente todos os setores e, evidentemente, o futebol latino não poderia ser elemento alheio. Pelo menos, não boa parte dele.
Leia mais: James Rodríguez é observado por time da Inglaterra, segundo jornal
Júnior Caiçara comemora vitória na Liga Europa e projeta duelo pela ponta na Turquia
Até o momento, levando em consideração as 12 principais nações do continente no âmbito futebolístico (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) além das duas entidades continentais (Concacaf e Conmebol), somente em solo brasileiro e mexicano não houve alteração de cronograma nas partidas por conta do Covid-19.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estaria aguardando um posicionamento mais assertivo do Ministério da Saúde em relação a saber como proceder para os torneios femininos, das categorias de base bem como a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste.
Por sua vez, a Liga MX divulgou somente um comunicado contendo um conjunto de medidas de prevenção válidas tanto para atletas como para todos os outros integrantes normalmente presente em um jogo oficial (equipe de segurança, médica, funcionamento do estádio e torcedores).
Nos demais, a orientação varia entre a realização de jogos sem a presença de público bem como tendo o contingente mínimo de envolvidos para a realização/transmissão dos mesmos ou até mesmo, em atitudes mais firmes, a suspensão de toda atividade futebolística.
Confira abaixo o panorama dos demais países:
Conmebol: Libertadores suspensa, Sul-Americano Feminino Sub-17 com última rodada sem público para posterior suspensão e o Sul-Americano Feminino Sub-20 suspenso;
Concacaf: Todas as competições suspensas por 30 dias;
Argentina: Partidas de todas as divisões com portões fechados em tempo indeterminado;
Bolívia: Partidas com portões fechados da 12ª Rodada do Apertura;
Chile: Partidas com portões fechados de todas as divisões de 19 de março a 19 de abril;
Colômbia: Competições suspensas por tempo indeterminado;
Estados Unidos: MLS suspensa por 30 dias;
Paraguai: Todas as partidas suspensas até 24 de março;
Peru: Suspensão da terceira rodada do Torneio Centenário e da Copa Federação além da suspensão da Liga 1 até 30 de março;
Uruguai: Partidas da quarta rodada do Apertura serão disputadas com portões fechados;
Venezuela: Suspensão de todas as competições por tempo indeterminado.