*Denis Santos
No estádio Monumental, em Guayaquil, o Barcelona venceu o Cerro Porteño por 1 a 0 pela 3ª Fase da Pré-Libertadores. Com o resultado, os equatorianos jogam pelo empate na partida de volta. Os paraguaios precisam vencer por mais de um gol de diferença para se classificar. Caso o Cerro vença pelo mesmo placar, a vaga na fase de grupos será decidida nas cobranças de pênaltis.
Leia Mais: Na Pré-Libertadores, Inter ‘cozinha’ Tolima na Colômbia e empata sem gols
Sportivo Luqueño elimina o Mineros e passa de fase na Sul-Americana
A partida da volta acontece no dia 26 de fevereiro, no estádio La Nueva Olla, em Assunção.
O duelo
Jogando em casa e melhor tecnicamente, o Barcelona impôs seu estilo desde o início e buscou pressionar o time do Cerro Porteño.
Os paraguaios adotaram a estratégia de truncar a partida na base das faltas, mas o tiro saiu pela culatra. Em falta da entrada da área, Fidel Martinez bateu com perfeição e marcou um golaço para o Barcelona, 1 a 0.
O gol acordou o Cerro Porteño. A equipe paraguaia foi para o jogo e conseguiu assustar os equatorianos em duas boas oportunidades com Óscar Ruiz e Valdez. O primeiro chutou para defesa do goleiro, enquanto o segundo cabeceou para fora.
Mas quem quase marcou foi o Barcelona. Velasco foi na linha de fundo e cruzou. Sozinho, Fidel Martinez cabeceou mal e a bola acabou indo para linha de fundo.
O segundo tempo começou e os equatorianos já assustaram de cara. Damian Diaz partiu com a bola dominada e bateu da intermediária, mas o goleiro Muñoz estava bem posicionado e defendeu com segurança.
O Barcelona continuou melhor e pressionando, mas o ataque falhava na hora da finalização.
O Cerro se defendia bem e atacava quando tinha chance. E em uma dessas chances quase saiu o gol com Óscar Ruiz, mas Burrai estava lá para salvar o Barcelona.
No final do jogo, os equatorianos quase ampliaram o marcador com Caicedo, mas o jogo ficou mesmo no 1 a 0 para o Barcelona.