*Por Danilo Di Grado
Matheus Dória Macedo, ou simplesmente conhecido como Dória, iniciou sua trajetória no futebol atuando pelo Botafogo, em 2012.
Leia Mais: River Plate rejeita oferta da Europa por joia da categoria de base
Conmebol confirma a utilização do VAR nas Eliminatórias da Copa do Mundo
Com boas apresentações na Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegou a subir para os profissionais no mesmo ano. Logo em seu primeiro ano no time principal, chegou a ajudar a equipe em algumas partidas no Brasileirão, o que lhe rendeu até uma oportunidade de atuar pela Seleção Brasileira Sub-20.
Já em 2013, a temporada acabou sendo especial para o atleta. Além de consolidar-se entre os titulares, Dória chegou a fazer parte do grupo que conquistou títulos como o Campeonato Carioca, Taça Guanabara e Taça Rio.
Com destaque atuando pela equipe do Fogão, além de ter sido chamado para defender a Seleção Brasileira em alguns jogos, Dória acabou despertando a atenção da Europa. Sendo assim, em setembro de 2014 foi contratado pelo Olympique de Marseille.
Recentemente, o atleta deu uma entrevista exclusiva ao Lance, destacando a gratidão de tudo o que o Botafogo fez por ele.
“Minhas melhores lembranças foram quando eu estreei (contra o Coritiba), com 17 anos, e quando fui campeão carioca. Essas coisas me marcaram. Vivi minha vida inteira no clube, desde a base. Estrear no profissional com a idade que eu tinha me marcou bastante. Acompanho muito, redes sociais, sempre estou de olho no Instagram vendo como o time está no Brasileiro e sou eternamente grato por tudo o que o Botafogo fez por mim”, declarou.
Não rendendo o esperado pelo clube francês, o zagueiro voltou ao Brasil desta vez para defender o São Paulo, em fevereiro de 2015.
Logo em sua chegada, Dória, em entrevista ao site oficial do clube, falou sobre a sua expectativa de atuar pela equipe do Morumbi, expressando sua vontade de ajudar em campo.
“Estou ansioso para vestir esta camisa e não vejo a hora de atuar com meus companheiros em campo. Quero ajudar o time a buscar as três competições que tem pela frente e mostrar que posso ficar mais tempo no clube. Estou muito feliz e louco para jogar”.
Com pouco tempo de casa, atuando em pouco menos que 20 partidas, o jogador, sem acerto com o Tricolor, acabou voltando em julho para a França.
Até 2018, chegou a ser emprestado ainda para o Granada, além do Yeni Malatyaspor, da Turquia. Na sequência, acabou sendo acertando com o Santos Laguna, em julho do mesmo ano.
Muito exaltado desde sua chegada, Dória teve bom destaque nos jogos na temporada. Em 2019, falou em entrevista exclusiva à CBF sobre sua experiência atuando no país da América Central, e o quanto está feliz vestindo a camisa da equipe mexicana.
“Levaram meu pai (Élio) para o México. Ele ficou uma semana conhecendo a cidade e as instalações do clube. Meu pai ficou encantado. Disse na hora que eu poderia ir. Foi uma das melhores coisas da minha vida. Estou muito feliz”, declarou.
Até o momento o atleta tem quase 60 jogos completados, além de ter marcado 8 gols.