*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Após aplicar goleada no primeiro jogo disputado no Morumbi, o São Paulo garantiu a vaga nas quartas de final da Libertadores com tranquilidade. Com o resultado de 3×1, a equipe brasileira garantiu um placar acumulado de 5×3 e aguarda definição do adversário para a próxima fase.
A partida começou com o Toluca partindo pra cima para tentar tirar a grande diferença de 4 gols do primeiro jogo. Nos primeiros 10 minutos de jogo a equipe mexicana conseguiu chegar com perigo por três vezes, mas a zaga do São Paulo e o goleiro Denis impediram o gol do Toluca.
Com a vantagem no placar acumulado, o São Paulo tentava chegar com oportunidades de contra-ataque, mas quem abriu o placar no Estádio Nemesio Diez foi a equipe da casa. Após cobrança rápida de falta, Fernando Uribe se aproveitou de bobeira da zaga tricolor e cabeceou sozinho para as redes, fazendo 1×0 no placar.
Ainda com vantagem pela vitória no primeiro jogo, o São Paulo continuou em um ritmo mais lento de jogo, enquanto a equipe mexicana pressionava para tentar reverter o placar construído no Morumbi na última semana.
Já depois dos 40 minutos, o Toluca quase conseguiu ampliar a vantagem, mas Rodrigo Caio bem posicionando evitou por três vezes a chegada da equipe mexicana e garantiu que o Toluca não chegasse ao segundo gol na primeira etapa.
Logo no início da segunda etapa, o São Paulo conseguiu aproveitar um bom ataque e empatar a partida. Após avançar pela grande área, Michel Bastos conseguiu um belo chute cruzado e empatou a partida no México. Logo após o gol, o camisa 7 do São Paulo sentiu dores e pediu substituição na partida, preocupando os torcedores tricolores para a próxima fase da competição.
A equipe brasileira voltou melhor para a segunda etapa e poderia ter virado o jogo, mas o juiz deixou de marcar um pênalti a favor do São Paulo, apontando falta fora da área no lance. Na sequência da jogada, foi o Toluca que conseguiu chegar ao segundo gol no Nemesio Diez.
Dessa vez Rodrigo Caio não conseguiu evitar a jogada e furou no lance que originou o segundo gol do Toluca. Após cruzamento na área, Triverio cabeceou em direção ao gol, o goleiro Denis ainda conseguiu espalmar a bola mas ela acabou nas redes tricolores, fazendo Toluca 2×1 no placar.
Com o gol marcado, a situação do São Paulo ficou ainda mais tranquila, já que o Toluca precisaria marcar mais 4 vezes para avançar na competição. Aos 35 minutos, Fernando Uribe quase marcou seu segundo gol na partida, mas a zaga do São Paulo desviou na hora mandando a bola para escanteio.
Com insistência, o atacante do clube mexicano conseguiu garantir mais um gol para o Toluca no placar. Após Triverio cabecear para o meio da área, e Rodrigo Caio não acompanhar, Fernando Uribe, bem posicionado, completou para o gol e garantiu 3×1 no placar para o time mexicano.
Já nos acréscimos, o São Paulo teve um jogador expulso. Após cuspir em jogador adversário, Centurión foi expulso de campo e pode ser uma preocupação a mais para o técnico tricolor, já que o camisa 20 é substituto direto de Michel Bastos, que saiu com dor da partida.
Apesar do clima ruim no final do jogo e da derrota na partida, o São Paulo garantiu a vaga nas quartas de final da Libertadores e enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Racing.